quinta-feira, 20 de abril de 2017

TRAJETÓRIA DE PRÁXIS

BOA TARDE!!

VOU POSTAR MEU PLANO DE AULA MINHA NOTA FOI 9 (NOVE)  PODE SER QUE AJUDE ALGUÉM ...
LEMBRANDO QUE NÃO PODE COPIAR TUDO PQ SE NÃO DA PLÁGIO e...

... o plágio é considerado crime e sua principal referência é a lei 9.610. Todavia, a lei 9.610 é voltada para a proteção de obras comerciais. Segundo essa lei seria possível copias "pequenos trechos", o que é inadmissível em um trabalho acadêmico. Para fins de trabalho acadêmico é mais adequado seguir-se as normas da ABNT, que não admitem exceções para textos copiados.




Nível de ensino/ Turma: Ensino Médio 3ºsérie.
Disciplina: Artes
Tema da aula: Música/Percussão
Tempo de duração de aula: uma aula de 50 minutos.




Música: Percussão Corporal, brincadeiras rítmicas com o corpo, história, músicas e vídeos, teoria da música e apreciação de grupos musicaispercussivos nacionais e internacionais.




Fazer um levantamento de sons possíveis de música corporal
Desenvolver ritmo
Desenvolver musicalidade criando composições coletivas utilizando sons produzidos por meio de percussão corporal
Desenvolver percepção auditiva
Desenvolver a percepção musical
Desenvolver conhecimento teórico
Estimular o conhecimento e a cultura musical
Estimular a coordenação visando ritmo e vivenciar a pulsação e ostinato rítmico por meio de exercícios de percepção





Utilização do corpo como recurso sonoro
Instrumentos de percussão: corpo (mãos, pés, boca e tronco)
DVD player e aparelho de TV ou data show com computador com acesso a internet, para exibição de vídeos.
Materiais de uso diário do aluno (caderno, caneta, lápis, borracha, etc.)




Para um bom aproveitamento da aula é necessário um trabalho de percussão já tenha sido feito anteriormente, essa aula deve ser continuação de um processo iniciado anteriormente.
Introdução ao tema:
Começaremos a aula com um questionamento, sobre os muitos instrumentos que o homem criou ao longo de sua história para começar a fazer música, conversaremos brevemente sobre os vários instrumentos musicais e as diferentes formas de produção do som: cordas, sopro, percussão, vamos mostrar que percussão transforma o corpoem instrumento musical, utilizando diferentes estalos, palmas, pisadas e batidas na boca e no tronco.
Perguntamos a sala então: e se não possuímos nenhum instrumento musical, ainda é possível fazer música? E a voz humana? E quando cantamos “parabéns pra você” quais instrumentos estão envolvidos? Mostrando aos alunos que bater palma é parte integrante da manifestação musical em questão.







Será feita a apresentação dos vídeos abaixo e os alunos devem observar e anotar quais sons são produzidos nas seguintes práticas musicais, durante as exibições será contextualizado as práticas e serão feitos os questionamentos que motivem aobservação e a análise crítica dos alunos.
Possíveis questionamentos:
·         Quais sons corporais predominantes na música x?
·         De que maneira foram produzidos os sons?
·         Quais partes do corpo foram utilizadas para produção do som?
É importante explanar com os alunos a existência dos vários tipos de música/percussão corporal em todo o mundo que refletem os aspectos culturais dos locais onde são praticadas.
Depois da exibição dos vídeos, vamos colocar na lousa os sons corporais mais recorrentes percebidos nas anotações dos alunos, mostrando asnomenclaturas para cada som.
Mostrandoalguns exemplos:
“Palma concha” onde as duas mãos batem uma na outra, em formato côncavo, semelhante a uma concha, produzindo som.
Figura 1 Palma Concha
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000455/md.0000020924.jpg
Fonte: Acervo Pessoal


 “Palma estrela” onde as mãos batem uma na outra, dedos separados uns dos outros e bem esticados, produzindo outro tipo de som.
Figura 2 Palma Estrela
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000455/md.0000020928.jpg
Fonte: Acervo Pessoal

                                                                                       
Palma esplanada”as duas mãos batem uma na outra sendo uma das mãos espalmada e os dedos abertos da outra mão batem no centro da palma.
“estalo de língua”, “palma de boca ”, “ mão no peito ” e “ mão na boca ”, esses são mais alguns exemplos dos sons corporais
Vídeo apresentado: Barbatuques – “barbapapa’sgroove” https://www.youtube.com/watch?v=0Q4aj_te-dw






Vamos propor aos alunos, criar símbolos que representem sons corporais incorporando as representaçõesa lista de sons escrita na lousa, para incentivar a criação dos símbolos começamos sugerindo alguns:
“Palma concha” - ( )
“Palma Estrela” – desenho de uma estrela
“Palma Estalada - ! !
E para cada um dos sons vamos criar um símbolo representante, diante disso vamos separar a sala em grupos, e eles deveram experimentar todos os sons corporais possíveis, como professora devo fazer o papel de mediadora deixandoque os alunos descubram por si mesmos os sons e sempre incentivar para que o aluno tenha o interesse de descobrir novos sons.
Depois de toda essa experiência, vamos propor o seguinte jogo, onde cada grupo deverá apresentar uma sequência de sons corporais ao restante da turma a qual deverá grafar a sequência de acordo com os símbolos previamente estabelecidos, a cada apresentação o professor deverá conferir os símbolos utilizados pelo grupo corresponde às sequências sonoras executadas, e efetuar as possíveis correções.




Considerações para critério de avaliação:
·      Participação do aluno pode ser avaliada a partir de como ele se comunica e se expressa musicalmente.
·      Os alunos assistirao vídeo e responderam de maneira satisfatória as questões levantadas durante a exibição do vídeo.
·      Avaliar se participaram ativamente da experimentação dos sons.
·      Avaliar a integração de cada aluno com a turma.
·      Avaliar se os alunos fizeram associação entre a grafia com os demais sons corporais.


2 comentários:

  1. PARABÉNS COM SUAS PUBLICAÇÕES VOCÊ AJUDA E TIRA A DUVIDA DE MUITOS ALUNOS.

    ResponderExcluir
  2. oi boa tarde você tem algum modelo do trabalho pratica de ensino trajetoria da práxis para me mandar a postagem 2

    ResponderExcluir