quinta-feira, 20 de abril de 2017

Criatividade e tecnologia oficina II

  • Pergunta 1

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    A criatividade interna é aquela na qual o criador se aprofunda em seus pensamentos:

    I- O processo interno parte do exercício emanado dos dois hemisférios do cérebro: o esquerdo, emotivo; e o direito, analítico.
    II- Entre eles há um diálogo.
    III- Enquanto a ideia surge de um lado, o outro discute, pondera, avalia e os dois lados concordam ou discordam.

    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
     As alternativas II e III estão corretas.

    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: o processo interno parte do exercício emanado dos dois hemisférios do cérebro: o esquerdo é analítico e o direito é emotivo.
  • Pergunta 2

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    Aceitar diferenças e não ter medo de diferentes pontos de vista envolve a fase de ____________ do processo externo de criação, por isso, o trabalho, mesmo estafante, deve contornar certas dificuldades decorrentes do trabalho em grupo. Dessa forma, é essencial criar um clima aberto e informal. Pessoas criativas, muitas vezes, são introvertidas e qualquer um pode se sentir inseguro em exprimir ideias impensáveis ou rascunhadas.
    Qual alternativa completa corretamente a lacuna?
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
     Abertura.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: a fase de abertura deve aceitar diferenças e não ter medo de diferentes pontos de vista. É essencial criar um clima aberto e informal para levantar as objeções que surjam no processo.
  • Pergunta 3

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    Boas ideias não surgem “do nada”. Apesar de técnicas estruturais de comunicação visual, bloqueios mentais são mais comuns do que imaginamos. Para contornar dificuldades como essas, além da pressão cronológica, criaram-se técnicas de concepção de criação. Qual dessas técnicas busca a perspectiva diferente de um problema por meio de conflitos e oposições, modificando o enfoque das oportunidades?
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    Técnica dos opostos.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: A
    Comentário: a técnica dos opostos busca a perspectiva diferente de um problema por meio de conflitos e oposições. A retórica contra ou a favor também auxilia nesse processo, como argumentar a favor de um determinado produto e outros argumentam contra, envolvendo relações e soluções como estratégia.
  • Pergunta 4

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    Existem várias modalidades de designs. Para qual deles o fator primordial é que a solução de problemas venha em primeiro lugar, para que possa informar a expressão criativa de forma adequada?
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Para o design de sinalizações.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: D
    Comentário: o design de sinalização é uma área distinta do design gráfico. Os elementos de sinalização levam mais tempo para serem planejados, desenvolvidos e instalados do que muitos projetos de design gráfico – com exceção, talvez, de projetos de exposição permanente e duram mais tempo: quaisquer erros dolorosamente perduram para o cliente e o designer.
  • Pergunta 5

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    O ambiente pode ajudar no processo criativo. No entanto, a comunicação visual necessita seguir parâmetros e referências específicas a fim de não exceder a subjetividade das ideias, seja do indivíduo, seja do grupo. No desenvolvimento de criação na comunicação visual, como é o denominado o pensamento grupal?
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
     Criatividade externa.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: criatividade externa, no desenvolvimento de criação na comunicação visual, é aquela em colaboração com um ou mais colegas
  • Pergunta 6

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    O designer de embalagens não tem uma vida fácil, desenhar embalagens de sucesso é uma tarefa difícil; todos os dias são criadas milhares de embalagens e existe uma constante competição no mercado desse setor. Quais critérios a criação de embalagens deve atender para cumprir sua função mercadológica?
    Resposta Selecionada:
    Corretaa.
    Deve atrair a atenção do consumidor, destacarse no ponto de venda, identificar rapidamente o produto, propagar eficientemente a marca, ter aspecto limpo e higiênico, ser de fácil manuseio, gerar credibilidade e acrescer um novo valor ao produto.
    Respostas:
    Corretaa.
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: A
    Comentário: embalagem deve atender às solicitações necessárias para cumprir sua função mercadológica como atrair a atenção do consumidor, destacando-se no ponto de venda, identificar o produto e propagar a marca, ser de fácil manuseio e ter aspecto limpo, gerar credibilidade e agregar valor ao produto.

  • Pergunta 7

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    O processo externo de criação compreende 11 estágios que devem ser analisados pela equipe de criação. Qual deles é como um recémnascido que necessita ser desenvolvido e testado e, só depois que for aceito por todo o grupo e pelo cliente, pode se colocado em prática?
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
     A ideia.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: D
    Comentário: uma ideia precisa mais do que criatividade para poder “voar”: requer profundidade, amplitude e intensidade. Ser aceita significa ser incorporada à empresa sob todos os níveis e pela sociedade de modo transversal e contínuo.
  • Pergunta 8

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    Quais as três modalidades que contemplam o que designamos como design publicitário?
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
     Publicidade, branding e identidade corporativa.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: as três modalidades que contemplam o que se define como designer publicitário são publicidade, branding e identidade corporativa.
  • Pergunta 9

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    Quando vamos desenvolver uma arte, um design, temos de ter em mente o que desejamos ou o que o cliente quer, além disso:

    I- Ter uma ideia do tipo de negócio em que ele trabalha e, a partir do briefing, confirmar se realmente a mídia que ele deseja atende às suas expectativas.
    II- Calcular todas as etapas do processo não tem importância para o sucesso do trabalho final.
    III- Verificar qual a verba envolvida é essencial para o sucesso do trabalho.

    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
     As alternativas I, II e III estão corretas.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: os três itens citados são de suma importância para o desenvolvimento de uma arte. 

  • Pergunta 10

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    Um designer precisa entender da mecânica do tipo, ou seja, da sua estrutura e pensá-la como pode funcionar melhor esteticamente. As letras são nada mais do que composições com linhas curvas e retas que, ao fazer combinações, dão a elas características únicas e individuais. Quando o designer está fazendo uma diagramação:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    A escolha das fontes é tão importante como a escolha das cores e das imagens que serão usadas no layout.

    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: não se deve de maneira alguma subestimar o uso de outros elementos como principais e deixar a escolha das fontes em segundo plano

Nenhum comentário:

Postar um comentário