Pergunta 1
A comunicação supõe múltiplas redes articulatórias de conexões e liberdade de trocas, associações e significações.Qual dos fundamentos da interatividade o texto se refere?Resposta Selecionada: d.
Permutabilidade – potencialidade.Respostas: a.b.c.d.
e.Feedback da resposta: Alternativa: DComentário: o texto se refere à permutabilidade – potencialidade, fundamento da interatividade que se refere à comunicação que supõe múltiplas redes articulatórias de conexões e liberdade de trocas, associações e significações.Pergunta 2
A informática, representada pelos mais diferentes recursos de tecnologia, foi aos poucos sendo incorporada na educação, de tal forma que hoje ninguém consegue imaginar nenhum processo de desenvolvimento cognitivo sem o apoio dela.Sendo assim:Resposta Selecionada: c.
Essa realidade etérea (virtual) faz com que, às vezes, o que até agora estava distante e desconhecido se faça próximo e comum.Respostas: a.b.c.
d.e.Feedback da resposta: Alternativa: CComentário: a tecnologia nos aproxima de assuntos distantes e desconhecidos e, muitas vezes, nos distancia dos assuntos próximos e familiares, o conhecimento é uma atividade cognitiva complexa e por si só a máquina não exerce esse tipo de atividade.Pergunta 3
As novas Tecnologias da Informação e Comunicação têm ocupado vários papéis na sociedade atual; ao ensino, ela tem propiciado:Resposta Selecionada: e.
A junção das novas tecnologias multimídias com as possibilidades oferecidas pelas telecomunicações e a internet tem revolucionado a forma como o conhecimento é disseminado na sociedade, especialmente, com a Educação a Distância (EaD).Respostas: a.b.c.d.e.
Feedback da resposta: Alternativa: EComentário: as novas Tecnologias da Informação e Comunicação têm trazido grandes avanços na automatização de tarefas administrativas e no apoio ao processo de aprendizagem e revolucionado a forma como o conhecimento é disseminado na sociedade.Pergunta 4
As transformações provocadas pelas Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) são irreversíveis, sem volta.I- Se não ficarmos atentos às NTICs, podemos perder para sempre o “trem da história” e ficar para trás, sem desfrutar os benefícios que a sociedade da informação nos proporciona.II- A popularização dos computadores e dos diversos dispositivos móveis não traz novas oportunidades aos indivíduos de se qualificarem como pessoas e profissionais.III- A NTICs trazem novos desafios para uma sociedade em contínua transformação.Resposta Selecionada: d.
As alternativas I e III estão corretas.Respostas: a.b.c.d.
e.Feedback da resposta: Alternativa: DComentário: a popularização dos computadores e diversos dispositivos móveis trazem novas oportunidades aos indivíduos de se qualificarem como pessoas e como profissionais.Pergunta 5
Na _____________ ocorre a transição da lógica da distribuição (transmissão) para a lógica da comunicação (interatividade). Isso significa modificação radical no esquema clássico da informação baseado na ligação unilateral emissor – mensagem – receptor.Qual alternativa completa a lacuna?Resposta Selecionada: c.
Cibercultura.Respostas: a.b.c.
d.e.Feedback da resposta: Alternativa: CComentário: o texto faz referência à Cibercultura, em que a interatividade é a modalidade comunicacional que ganha centralidade, modificando radicalmente o esquema clássico da informação baseado na ligação unilateral emissor – mensagem – receptor.Pergunta 6
Na perspectiva da interatividade, o professor pode:Resposta Selecionada: a.
Deixar de ser um transmissor de saberes para converter-se em formulador de problemas.Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: AComentário: o professor pode deixar de ser um transmissor de saberes para converter-se em formulador de problemas, provocador de interrogações, coordenador de equipes de trabalho, sistematizador de experiências e memória viva de uma educação que, em lugar de prender-se à transmissão, valoriza e possibilita o diálogo e a colaboração.Pergunta 7
Podemos observar na abordagem construcionista:I- O conteúdo a ser ensinado está subdividido em módulos e, no final de cada módulo, o educando responde a uma pergunta, cuja resposta correta o leva para o próximo módulo.II- O computador não é o detentor do conhecimento, mas sim uma ferramenta por meio da qual o educando pode buscar informações na rede de comunicação, navegando de forma não linear, conforme sua maneira de pensar e suas necessidades.III- Esse tipo de abordagem não permite que o pensamento do educando fique explícito e, para que o educador possa compreendê-lo, ele precisa acompanhar todas as etapas da exploração e questionar o educando.Resposta Selecionada: e.
Apenas a alternativa II está correta.Respostas: a.b.c.d.e.
Feedback da resposta: Alternativa: EComentário: na abordagem construcionista, o educador precisa se esforçar para compreender o processo mental do educando. Pode-se afirmar que o educando "ensina" o computador, pois é ele quem direciona o seu trabalho "dizendo" o que deve ser feito e como deve ser formatado, qual imagem utilizar.Pergunta 8
Sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) é correto afirmar:I- Podem ser utilizados em atividades presenciais, possibilitando o aumento das interações para além da sala de aula.II- Oferecem suporte para a comunicação e a troca de informações e interação entre os participantes.III- Nunca deve ser utilizado nas atividades semipresenciais e nas atividades a distância.Resposta Selecionada: c.
As alternativas I e II estão corretas.Respostas: a.b.c.
d.e.Feedback da resposta: Alternativa: CComentário: podem ser utilizados em atividades presenciais, semipresenciais e nas atividades a distância, oferecendo suporte para a comunicação e a troca de informações e interação entre os participantes.Pergunta 9
Todos os processos educacionais têm o objetivo de:Resposta Selecionada: a.
Desenvolvimento individual e coletivo, que abrange não só a construção de conhecimentos, competências e habilidades, mas também o desenvolvimento social, afetivo, de valores e atitudes, ou seja, a educação deve estar integrada ao cenário sociocultural-econômico nacional.Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: AComentário: o objetivo principal de todos os processos educacionais, independentemente da modalidade, é o desenvolvimento individual e coletivo, integrando o cenário sociocultural-econômico nacional.Pergunta 10
É uma nova abordagem científica e cultural que tenta compreender a natureza, a vida e a sociedade, ou seja, é a busca do sentido da vida por meio dos saberes, ela tenta criar uma visão contextualizada do conhecimento, da vida e do mundo, abandonando a visão fragmentada.O texto se refere a que tipo de educação?Resposta Selecionada: b.
Transdisciplinar.Respostas: a.b.
c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: BComentário: a transdisciplinaridade trata de um domínio cognitivo que se localiza além das disciplinas, uma atitude teórico-conceitual-metodológica assemelhada a uma viagem sem porto definido. Exige conhecimento sedimentado das áreas-tronco do pesquisador, mas vai além delas, para atingir a complexidade de problemas sócio-históricos.
Aqui você encontra informações sobre cursos gratuitos, materiais de estudo, resolução de provas e exercícios do curso de Artes Visuais da Unip ead.
quinta-feira, 20 de abril de 2017
Artes Visuais Intergrada II
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário