quinta-feira, 20 de abril de 2017

Artes Visuais Intergrada II

  • Pergunta 1

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    A comunicação supõe múltiplas redes articulatórias de conexões e liberdade de trocas, associações e significações.
    Qual dos fundamentos da interatividade o texto se refere?
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
     Permutabilidade – potencialidade.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: D
    Comentário: o texto se refere à permutabilidade – potencialidade, fundamento da interatividade que se refere à comunicação que supõe múltiplas redes articulatórias de conexões e liberdade de trocas, associações e significações.

  • Pergunta 2

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    A informática, representada pelos mais di­ferentes recursos de tecnologia, foi aos poucos sendo incorporada na educação, de tal forma que hoje ninguém consegue imaginar nenhum processo de desenvolvimento cognitivo sem o apoio dela.
    Sendo assim:
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Essa realidade etérea (virtual) faz com que, às vezes, o que até agora estava distante e desconhecido se faça próximo e comum.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e.
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: a tecnologia nos aproxima de assuntos distantes e desconhecidos e, muitas vezes, nos distancia dos assuntos próximos e familiares, o conhecimento é uma atividade cognitiva complexa e por si só a máquina não exerce esse tipo de atividade.
  • Pergunta 3

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    As novas Tecnologias da Informação e Comunicação têm ocupado vários papéis na sociedade atual; ao ensino, ela tem propiciado:
    Resposta Selecionada:
    Corretae.
    A junção das novas tecnologias multimídias com as possibilidades ofereci­das pelas telecomunicações e a internet tem revolucionado a for­ma como o conhecimento é disseminado na sociedade, especial­mente, com a Educação a Distância (EaD).

    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae.
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: as novas Tecnologias da Informação e Comunicação têm trazido grandes avanços na automatização de tarefas ad­ministrativas e no apoio ao processo de aprendizagem e revolucionado a forma como o conhecimento é disseminado na sociedade.
  • Pergunta 4

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    As transformações provocadas pelas Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) são irreversíveis, sem volta.

    I- Se não ficarmos atentos às NTICs, podemos perder para sempre o “trem da história” e ficar para trás, sem desfrutar os benefícios que a sociedade da informação nos proporciona.
    II- A popularização dos computadores e dos diversos dispositivos móveis não traz novas oportunidades aos indivíduos de se qualificarem como pessoas e profissionais.
    III- A NTICs trazem novos desafios para uma sociedade em contínua transformação.

    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
     As alternativas I e III estão corretas.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: D
    Comentário: a popularização dos computadores e diversos dispositivos móveis trazem novas oportunidades aos indivíduos de se qualificarem como pessoas e como profissionais.
  • Pergunta 5

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Na _____________ ocorre a transição da lógica da distribuição (transmissão) para a lógica da comunicação (interatividade). Isso significa modificação radical no esquema clássico da informação baseado na ligação unilateral emissor – mensagem – receptor.

    Qual alternativa completa a lacuna?
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Cibercultura.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: o texto faz referência à Cibercultura, em que a interatividade é a modalidade comunicacional que ganha centralidade, modificando radicalmente o esquema clássico da informação baseado na ligação unilateral emissor – mensagem – receptor.
  • Pergunta 6

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Na perspectiva da interatividade, o professor pode:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
     Deixar de ser um transmissor de saberes para converter-se em formulador de problemas.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: A
    Comentário: o professor pode deixar de ser um transmissor de saberes para converter-se em formulador de problemas, provocador de interrogações, coordenador de equipes de trabalho, sistematizador de experiências e memória viva de uma educação que, em lugar de prender-se à transmissão, valoriza e possibilita o diálogo e a colaboração.
  • Pergunta 7

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Podemos observar na abordagem construcionista:

    I- O con­teúdo a ser ensinado está subdividido em módulos e, no final de cada módulo, o educando responde a uma pergunta, cuja respos­ta correta o leva para o próximo módulo.
    II- O computa­dor não é o detentor do conhecimento, mas sim uma ferramenta por meio da qual o educando pode buscar informações na rede de comunicação, navegando de forma não linear, conforme sua maneira de pensar e suas necessidades.
    III- Esse tipo de abordagem não permite que o pensamento do educando fique explícito e, para que o educador possa compreendê-lo, ele precisa acompanhar todas as etapas da exploração e ques­tionar o educando.

    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
     Apenas a alternativa II está correta.

    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: na abordagem construcionista, o educador precisa se esforçar para com­preender o processo mental do educando. Pode-se afirmar que o educando "ensina" o computador, pois é ele quem direciona o seu trabalho "dizendo" o que deve ser feito e como deve ser forma­tado, qual imagem utilizar.
  • Pergunta 8

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) é correto afirmar:

    I- Podem ser utilizados em atividades presenciais, possibilitando o aumento das interações para além da sala de aula.
    II- Oferecem suporte para a comunicação e a troca de informações e interação entre os participantes.
    III- Nunca deve ser utilizado nas atividades semipresenciais e nas atividades a distância.

    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    As alternativas I e II estão corretas.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: podem ser utilizados em atividades presenciais, semipresenciais e nas atividades a distância, oferecendo suporte para a comunicação e a troca de informações e interação entre os participantes.
  • Pergunta 9

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Todos os processos educacionais têm o objetivo de:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa.
    Desenvolvimento individual e coletivo, que abrange não só a construção de conhecimentos, competências e habilidades, mas também o desenvolvimento social, afetivo, de valores e atitudes, ou seja, a educação deve estar integrada ao cenário sociocultural-econômico nacional.
    Respostas:
    Corretaa.
    b. 
    c. 
    d.
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: A
    Comentário: o objetivo principal de todos os processos educacionais, independentemente da modalidade, é o desenvolvimento individual e coletivo, integrando o cenário sociocultural-econômico nacional.
  • Pergunta 10

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    É uma nova abordagem científica e cultural que tenta compreender a natureza, a vida e a sociedade, ou seja, é a busca do sentido da vida por meio dos saberes, ela tenta criar uma visão contextualizada do conhecimento, da vida e do mundo, abandonando a visão fragmentada.
    O texto se refere a que tipo de educação?
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
     Transdisciplinar.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: B
    Comentário: a transdisciplinaridade trata de um domínio cognitivo que se localiza além das disciplinas, uma atitude teórico-conceitual-metodológica assemelhada a uma viagem sem porto definido. Exige conhecimento sedimentado das áreas-tronco do pesquisador, mas vai além delas, para atingir a complexidade de problemas sócio-históricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário