segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Estudos Disciplinares IV Unidade I

Unidade I

  • Com o advento da tecnologia, o processo de comunicação nas organizações mudou radicalmente. O que antes era feito por fax, telex ou carta, atualmente o e-mail é a forma mais eficaz de contato. Sobre o uso de e-mail nas corporações, é verdadeiro afirmar:

    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Cuidado ao replicar e-mails e copiar o cliente.

    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C

    Comentário: o cuidado ao replicar e-mails vindos de clientes, ou repassados para os mesmos deve se ter cuidado extremo, para que o conteúdo não adequado, por exemplo, seja retransmitido.













  • Pergunta 2

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Existem cinco passos para que a comunicação assertiva possa ser estabelecida, dentre elas temos o conhecimento. Qual frase descreve esse passo na comunicação assertiva?
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Saber o que vai falar, “eu acho” não passa credibilidade.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: D

    Comentário: o conhecimento no processo de comunicação assertiva tem como definição a apropriação de um conhecimento no momento de transmitir a outra pessoa, para que não fique em dúvida e passe credibilidade.
  • Pergunta 3

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Nos processos do dia a dia na organização, um dos fatores de maior discussão e entraves são as reuniões improdutivas. Para que haja eficiência nesse processo, devemos seguir algumas regras. Qual delas é verdadeira?

    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    Pauta de assunto e objetivos claros.

    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: B

    Comentário: ter pauta de assuntos e objetivos claros na reunião colabora para o bom andamento do processo. Considerando essas duas ações, a reunião será produtiva.





  • Pergunta 4

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Nossa rede mental é algo complexa e estruturada, através do nosso pensamento/sentimento, temos ações. Como podemos quebrar esse círculo vicioso?
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    Entender as causas para melhorar o efeito.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: A

    Comentário: quando conseguimos entender as causas de nossas ações, podemos melhorar o resultado final, o autoconhecimento colabora nesse sentido.




  • Pergunta 5

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Os benefícios de se comunicar de forma assertiva são muitos. Dentre as frases a seguir, somente uma é verdadeira. Qual é?
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    Saber criticar o outro de forma construtiva.


    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E

    Comentário: no processo de comunicação assertiva, um benefício direto é saber criticar o outro de forma construtiva e não destrutiva.




  • Pergunta 6

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Qual a função do superego em nossas instâncias psíquicas?
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    Conter o ID.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: B

    Comentário: o ID é a instância que busca o prazer, o superego tem a função de conter os impulsos do ID, agindo com força e regras nas instâncias psíquicas.


  • Pergunta 7

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Temos dicas para aprimorar os pontos a melhorar e ampliar o autoconhecimento, uma delas é o coaching. Qual sua definição?
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Função treinador, preparar o indivíduo.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: o coaching é uma ferramenta de desenvolvimento, um profissional qualificado que irá atuar como treinador, preparando pessoas para enfrentar situações e tomar decisões.












  • Pergunta 8

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
      “Dá a entender que satisfaz o desejo do outro, mas na verdade busca a satisfação do seu, age com ironia, falsidade e bajulações”. Que estilo de comunicação não assertiva estamos tratando?
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Manipulação.

    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: esse estilo de comunicação não assertiva é uma forma de manipular o outro, em seu conteúdo temos ironia, falsidade e bajulações com pouca verdade.
  • Pergunta 9

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
     A falta de assertividade é grande fonte de conflitos e mal-entendidos nas organizações. O que é uma comunicação assertiva?
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    Comunicar-se de maneira franca e aberta, de forma adequada.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: D

    Comentário: comunicação assertiva é atuar de forma clara, objetiva e aberta com todos os níveis de uma organização, agindo de forma adequada, sem ser agressivo.


  • Pergunta 10

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
     “As pessoas são contratadas pelo seu currículo, mas são demitidas pelos seus comportamentos” (Peter Drucker).

    O que o autor da frase afirma?
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Dentro do ambiente organizacional, atuar com a diversidade de pessoas é algo fundamental.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C

    Comentário: no mundo organizacional, lidar com pessoas é algo de extrema importância. Peter Drucker afirma nessa frase que ter um bom currículo é importante, mas lidar com pessoas é fundamental.




Segunda-feira, 16 de Novembro de 2015 18

3 comentários: