domingo, 25 de setembro de 2016

estudos disciplinares unidade I

  • A leitura de imagem é o ponto de partida para estabelecer um diálogo e:
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    O mais importante é partilhar com cada aluno o prazer de descobrir significados e interagir com o universo da arte.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: B
    Comentário: o aluno deve descobrir neste exercício de ler imagens que os conteúdos explorados podem adquirir para ele um sentido próprio e essas descobertas podem ter repercussões práticas em suas experiências.
  • Pergunta 2

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Dialogar na atividade de leitura de imagem é trocar ideias prazerosa e conscientemente. Uma conversa pode ter acordos e desacordos, mas está baseada em saber escutar o outro e poder se expressar. Assim é fundamental:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    Garantir que todos tenham a possibilidade de apresentar suas ideias e compartilhá-las em um ambiente de respeito mútuo.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: A
    Comentário: a leitura de imagem deve contemplar todas as opiniões, respeitando as experiências individuais, pois é essa diversidade que enriquece o exercício do olhar.
  • Pergunta 3

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Em relação aos elementos visuais - o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento - que constituem a substância básica daquilo que vemos, assinale a opção correta.
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    O ponto é a unidade de comunicação visual mais simples e irredutivelmente mínima.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: D
    Comentário: cada elemento visual configura o espaço de um modo diferente. Ao caracterizar o espaço, os elementos também se caracterizam. O ponto é a partida, o início de todo desenho, é de onde parte o pincel e/ou o lápis do artista.
  • Pergunta 4

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Expor aos alunos uma imagem para leitura implica propor desafios que possibilitem:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    Percepção, investigação, análise e observação consciente.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: A
    Comentário: a leitura de imagem deve instigar o aluno ao conhecimento, bem como à investigação, análise e consequente ampliação do olhar.

  • Pergunta 5

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Expor aos alunos uma imagem para leitura implica propor desafios que possibilitem uma observação consciente. As questões formuladas para orientar uma leitura de imagem admitem como correta respostas:
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    Diversas.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: B
    Comentário: para uma leitura consciente de imagem é necessário admitir a diversidade de opiniões e experiências.
  • Pergunta 6

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Informações e conteúdos sobre a arte, os processos de produção, autores e épocas podem vir a se constituir em conhecimentos importantes para ampliar e estimular a percepção e a análise crítica das obras, desde que:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
    Não tomem lugar no ato de olhar com curiosidade para uma obra como algo desconhecido, a ser descoberto.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: A
    Comentário: a elaboração de uma atividade de leitura de imagem deve privilegiar, sobretudo, a ampliação do olhar de um leitor que tem seu primeiro contato com a obra.
  • Pergunta 7

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    O papel do professor na leitura de imagem em sala de aula é de:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    Mediador atento, que lança mão de sua sensibilidade para ouvir seus alunos.

    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: E
    Comentário: cabe ao professor mediador na atividade de leitura de imagem a tarefa de saber ouvir atentamente todas as opiniões, estimulando a construção do conhecimento e instigando a busca por outros olhares.
  • Pergunta 8

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Para despertar o interesse do aluno para leitura de imagens é importante que o professor/mediador perceba que:
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    Os conteúdos explorados podem adquirir para ele um sentido próprio.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: C
    Comentário: ao lermos uma imagem, valemo-nos dos nossos próprios conhecimentos e experiências, o que nos permitem diferentes significados.
  • Pergunta 9

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Propostas poéticas são atividades lúdico-estéticas que tem por objetivo:
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    Concretizar, tornando vivenciais os conteúdos tratados na leitura de imagem.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: B
    Comentário: as atividades lúdico-estéticas propõem aos leitores de imagens investigações acessíveis, ampliando a percepção diante do objeto visual.
  • Pergunta 10

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
     Cabe ao professor valorizar cada interpretação atribuída à imagem, favorecer o diálogo e o compartilhamento de opiniões entre os alunos, articular a integração dos diversos significados percebidos na obra, de modo a:
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
    Aprofundar sua capacidade de fruir e compreender as imagens.
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Resposta correta: B
    Comentário: o professor mediador acolhe todas as opiniões e estimula o diálogo entre os alunos, dessa forma enriquece a experiência de leitura de imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário