Resposta Selecionada: a.
Afirmativa I, apenas.Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: AComentário: a metalinguagem caracteriza-se pela linguagem que descreve a si mesma.Pergunta 2
Resposta Selecionada: c.
Equilíbrio.Respostas: a.b.c.
d.e.Feedback da resposta: Alternativa: CComentário: a obra se refere ao item equilíbrio, pois, analisando de forma minuciosa a obra em questão, constatamos que o quadro possui um formato vertical, que se estende a toda a obra: figura, cadeira e cabeça. O fato de a cadeira ser um pouco mais fina e delicada que a moldura cria uma escala de delicadeza que cresce e vai em direção frontal do fundo para o primeiro plano. Existe também, na obra, uma escala crescente de claridade que vem da faixa escura da parede até o rosto e as mãos, ambos iluminados; são eles os dois pontos focais da composição. A obra é dividida também pela faixa escura da parede em dois retângulos horizontais, que são mais alongados que a própria moldura. Dessa maneira, esses retângulos acentuam as linhas horizontais e a moldura, as verticais. Temos, então, três planos principais nessa pintura: a figura, a cadeira e a parede, que provocam um movimento da esquerda para a direita. O movimento lateral para a direita contrabalanceia-se pelo local em que a cadeira se encontra (metade esquerda do quadro). Percebemos que a figura é inteiramente simétrica, tendo o seu lado esquerdo maior, o que enfatiza a inclinação para a direita. Outro foco importante da composição são as mãos, que se projetam de forma potencial para frente e ao mesmo tempo paralisam-se por estarem entrelaçadas. Na sequência, temos a cabeça, que é o contraponto adicional. Apesar de encontrar-se em repouso, ela contém velocidade dirigida pelos olhos e pela assimetria do quarto de perfil. A cabeça tem, ainda, uma importância relevante: por estar livremente erguida para cima, é controlada tanto pela sua localização central como por estar próxima à borda superior da obra. Portanto, na composição existem inúmeros elementos equilibradores. As forças antagônicas que lá estão não são contrárias, e sim complementares. Todos esses elementos juntos se equilibram no todo da obra.Pergunta 3
A configuração perceptiva é o resultado de uma interação entre três fatores. Quais são eles?Resposta Selecionada: d.
O objeto, a luz e o observador.Respostas: a.b.c.d.
e.Feedback da resposta: Alternativa: DComentário: quando o objeto físico é atingido pela luz que transmite informações, o resultado dependerá do sistema nervoso do observador.Pergunta 4
Como o termo percepção pode ser definido? Escolha uma alternativa a seguir:Resposta Selecionada: b.
Percepção é uma função cerebral que impõe significado a estímulos sensoriais. Isso significa que perceber por estímulos fisiológicos é obter, interpretar, escolher e organizar as informações alcançadas pelos sentidos.Respostas: a.b.
c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: BComentário: a percepção não envolve apenas um ato fisiológico, mas um processo altamente dinâmico e característico da consciência humana.Pergunta 5
Como é medido o índice de pregnância a partir dos estudos da Psicologia Gestalt?Resposta Selecionada: a.
É medido por maior e menor grau. Quanto maior a percepção de confusão refletida na organização visual, menor será o grau de pregnância.Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: AComentário: a lei da pregnância da forma, também chamada de lei da simplicidade, tende a apontar à simplicidade natural perceptiva, por isso também é chamada lei da simplicidade. Ela dita que percebemos a pragnanz (do alemão pragnanz, ou seja, “boa forma”) da forma mais simples, simétrica e harmônica possível.Pergunta 6
Do que depende a percepção e quais seus tipos?Resposta Selecionada: c.
Perceber depende do que é sentido pelo homem, seja por influências externas, como a intensidade, o contraste e o movimento; ou internas, como a motivação, a experiência e a cultura. Seus tipos são visual, auditivo, olfativo, gustativo, tátil, temporal e espacial.Respostas: a.b.c.
d.e.Feedback da resposta: Alternativa: CComentário: perceber depende do que é sentido pelo homem pelas influências tanto externas quanto internas e que de alguma forma traga algum sentido. Os tipos de percepção são: visual, auditiva, olfativa, gustativa, tátil, temporal e espacial.Pergunta 7
O princípio da continuidade enfoca a tendência dos elementos de seguirem uns aos outros, como se uma direção fosse preestabelecida, mais suave e estável. Qual é o elemento mais estável e de melhor continuidade?Resposta Selecionada: a.
O círculo.Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: AComentário: é o círculo, pois podemos observá‑lo em formas que estabelecem movimento, orgânicas em configurações curvilíneas e naquelas que configuram geometria.Pergunta 8
Quais os conceitos elaborados por Barthes?Resposta Selecionada: a.
Punctum e studium.Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: AComentário: punctum e studium são conceitos elaborados por Roland Barthes. O punctum tem caráter subjetivo, é o detalhe pungente que afeta e seduz, ou seja, o ponto de efeito que nos causa interesse e nos provoca a reflexão ao olhar determinada fotografia. Por ser subjetivo, ele varia de pessoa para pessoa. Ele não precisa necessariamente ser um detalhe, pode ser uma situação ou uma expressão.O studium (palavra latina que significa estudo) é o todo da fotografia, o interesse geral presente nos elementos visíveis. Studium seria ainda um interesse guiado pela consciência, tendo como pano de fundo o contexto cultural e técnico da imagem.Pergunta 9
Qual é o princípio da Lei da Proximidade?Resposta Selecionada: b.
Quanto maior a semelhança entre as condições que envolvem as formas, maior tendência terão de se agrupar e constituir unidades, principalmente se estiverem próximas.Respostas: a.b.
c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: BComentário: o princípio da Lei da Proximidade diz que quanto maior a semelhança entre as condições que envolvem as formas, maior tendência terão de se agrupar e constituir unidades, principalmente se estiverem próximas.Pergunta 10
Uma forma pode ser apresentada de diversas maneiras. Qual a melhor ou mais adequada?Resposta Selecionada: a.
Isso é muito relativo quando nos referimos ao “conceito visual” dos objetos, pois ele deriva de experiências perceptivas.Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: AComentário: o observador, ao olhar a imagem, tem uma ideia do “todo” e consegue projetar nela o significado real ou imaginário subjetivamente, independente da maneira como é apresentada.
Aqui você encontra informações sobre cursos gratuitos, materiais de estudo, resolução de provas e exercícios do curso de Artes Visuais da Unip ead.
segunda-feira, 11 de abril de 2016
Percepção e Representação - unidade I
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário