segunda-feira, 21 de março de 2016

TI ESTUDOS DISCIPLINARES V

                 

1 - As teorias do desenvolvimento estéticos são formas de compreender como se constrói o conhecimento por meio da leitura de imagem elaboradas entre outros, por:
Resposta Selecionada:
a. Robert Ott, Michael Parsons e Abigail Housen.
·         Pergunta 2
1 em 1 pontos
Correta
Na perspectiva dos estudos centrados na compreensão da obra de arte, como os de Michael Parsons, são estágios para compreender uma obra de arte:
Resposta Selecionada:
c. Preferência, beleza e realismo, expressividade, estilo e forma, autonomia.

·         Pergunta 3
1 em 1 pontos
Correta
É a sequência dos níveis de desenvolvimento estético formulada a partir da pesquisa de Abigail Housen:
Resposta Selecionada:
e. Narrativo, construtivo, classificatório, interpretativo e recriativo.

·         Pergunta 4
1 em 1 pontos
Correta
Escolha a alternativa que preenche as lacunas do texto:
A escrita da arte
Conforme Buoro (1996), a arte reapresenta o mundo, o indivíduo e as práticas sociais, segundo uma forma particular e __________. Ao reapresentar as ideias, o indivíduo o faz por meio de ______________ muito pessoal e que caracteriza as diferentes __________________: ora nos valemos dos símbolos linguísticos, ora dos códigos corporais, ora dos musicais ou plásticos. Esse procedimento não é apenas apresentar ou comunicar ideias e sentimentos, mas expressá-los aliando o real e o imaginário, _______________, perpassados pelo que de mais refinado habita em nós: nossa capacidade de criar e sonhar e, com isso, elaborar conhecimentos que nos humanizam.

Resposta Selecionada:
b. Subjetiva – simbologia – linguagens artísticas – razão e a emoção.
·         Pergunta 5
1 em 1 pontos
Correta
“Os estudos partem do postulado que o desenvolvimento em determinado domínio se faz em direção a uma maior complexidade do pensamento configurando estágios desse desenvolvimento. Dessa forma, as habilidades para a compreensão estética crescem cumulativamente à medida que o leitor vai evoluindo ao longo dos estágios: narrativo, construtivo, classificativo, interpretativo e recriativo”. Esse fragmento de texto se refere à teoria de desenvolvimento estético de:
Resposta Selecionada:
d. Abigail Housen.
·         Pergunta 6
1 em 1 pontos
Correta
O termo leitura de imagem começou a ser discutido no campo educacional no final dos anos 1970, devido à disseminação de aparelhos audiovisuais e pelo surgimento de teorias sobre:
Resposta Selecionada:
a. Percepção e psicologia da forma – Gestalt e da semiótica.
·         Pergunta 7
1 em 1 pontos
Correta
Escolha a alternativa que preenche as lacunas do texto:
“Ver é também um exercício ____________ , perceptiva em que os elementos selecionados e o percurso visual podem ser educados por ações planejadas para esse fim. A educação de _________ é fundamental, porque o olhar seleciona, associa, organiza, analisa, constrói, desconstrói e saboreia as imagens tanto as da arte quanto as do cotidiano, edificando o que chamamos de conhecimento visual. Ao educarmos as crianças para lerem as imagens produzidas por artistas, estamos preparando para ler ______________ que cercam em seu meio ambiente. Dessa forma, o que estamos pretendendo é uma educação __________, isto é, ensinar a ver, uma vez que o conhecimento da arte não se dá de forma espontânea, e sim ______________ e, no caso em pauta, essa mediação se dá pela ação do professor e pelas interações que ocorrem na sala de aula e fora dela.”

Resposta Selecionada:
e. De construção – olhar – imagens – estética – mediada.

·         Pergunta 8
1 em 1 pontos
Correta
“No quarto estágio, o do julgamento, emitimos um juízo de valor a respeito da qualidade de uma imagem, decidindo se ela merece ou não atenção. Nesta etapa, as opiniões são muito divergentes, pois algumas obras têm um significado especial para algumas pessoas e nenhum valor para outras” e o teórico sugere ainda que “as leituras sejam comparativas entre duas ou mais obras, a fim de que se evidenciem as semelhanças e diferenças, possibilitando analogias e aprendizagens mais enriquecedoras”. Os fragmentos referem-se à teoria de desenvolvimento estético de:
Resposta Selecionada:
c. Edmund Feldman.
·         Pergunta 9
1 em 1 pontos
Correta
Se decodificar um texto é entrar em sua trama, na sua textura, no seu tecido, ler um texto pictórico é adentrar em suas formas, linhas, cores, volumes e particularidades, na tentativa de desvelar um código milenar que muitas vezes não está explícito, é desconhecido e, por vezes, assusta-nos. Por ser um sistema simbólico, de representação, a subjetividade contida na arte proporciona uma infinidade de:
Resposta Selecionada:
a.Leituras e interpretações que dependem das informações do leitor, das suas experiências anteriores, das suas vivências, lembranças, imaginação, enfim, do seu repertório de saberes.
·         Pergunta 10
1 em 1 pontos

Correta
Na leitura de obras de arte que utiliza o método de Edmund Feldman, as etapas são:
Resposta Selecionada:
a. Descrição, análise, interpretação e julgamento.

7 comentários:

  1. ⦁ Pergunta 1
    1 em 1 pontos

    Neste estágio a grande questão é: Como isso é feito? Por isso, a partir deste estágio, “inicia-se um interesse pelas propriedades formais da obra, considerada agora como objeto de arte”. A afirmação refere-se ao estágio e à teoria de:

    Resposta Selecionada: e. 
    Segundo estágio – Abigail Housen.
     

    ⦁ Pergunta 2
    1 em 1 pontos

    Na leitura de obras de arte que utiliza o método de Edmund Feldman, as etapas são:

    Resposta Selecionada: a. 
     Descrição, análise, interpretação e julgamento. 


    ⦁ Pergunta 3
    1 em 1 pontos

    Escolha a alternativa que preenche as lacunas do texto:
    A escrita da arte
    Conforme Buoro (1996), a arte reapresenta o mundo, o indivíduo e as práticas sociais, segundo uma forma particular e __________. Ao reapresentar as ideias, o indivíduo o faz por meio de ______________ muito pessoal e que caracteriza as diferentes __________________: ora nos valemos dos símbolos linguísticos, ora dos códigos corporais, ora dos musicais ou plásticos. Esse procedimento não é apenas apresentar ou comunicar ideias e sentimentos, mas expressá-los aliando o real e o imaginário, _______________, perpassados pelo que de mais refinado habita em nós: nossa capacidade de criar e sonhar e, com isso, elaborar conhecimentos que nos humanizam.
     

    Resposta Selecionada: b. 
    Subjetiva – simbologia – linguagens artísticas – razão e a emoção.

    ⦁ Pergunta 4
    1 em 1 pontos

    É a sequência dos níveis de desenvolvimento estético formulada a partir da pesquisa de Abigail Housen:

    Resposta Selecionada: e. 
    Narrativo, construtivo, classificatório, interpretativo e recriativo.
     

    ⦁ Pergunta 5
    1 em 1 pontos

    O termo leitura de imagem começou a ser discutido no campo educacional no final dos anos 1970, devido à disseminação de aparelhos audiovisuais e pelo surgimento de teorias sobre:

    Resposta Selecionada: a. 
    Percepção e psicologia da forma – Gestalt e da semiótica.

    ⦁ Pergunta 6
    1 em 1 pontos

    “No quarto estágio, o do julgamento, emitimos um juízo de valor a respeito da qualidade de uma imagem, decidindo se ela merece ou não atenção. Nesta etapa, as opiniões são muito divergentes, pois algumas obras têm um significado especial para algumas pessoas e nenhum valor para outras” e o teórico sugere ainda que “as leituras sejam comparativas entre duas ou mais obras, a fim de que se evidenciem as semelhanças e diferenças, possibilitando analogias e aprendizagens mais enriquecedoras”. Os fragmentos referem-se à teoria de desenvolvimento estético de:

    Resposta Selecionada: c. 
    Edmund Feldman.

    ⦁ Pergunta 7
    1 em 1 pontos

    As teorias do desenvolvimento estéticos são formas de compreender como se constrói o conhecimento por meio da leitura de imagem elaboradas entre outros, por:

    Resposta Selecionada: a. 
    Robert Ott, Michael Parsons e Abigail Housen.

    ⦁ Pergunta 8
    1 em 1 pontos

    De acordo com a teoria de Michael Parsons, no terceiro estágio do nível de desenvolvimento estético, o que predomina para o leitor na leitura da imagem é:

    Resposta Selecionada: b. 
    A expressão, que é a essência estética nas obras.

    ⦁ Pergunta 9
    1 em 1 pontos

    Os termos alfabetização visual e/ou gramática visual surgiram em razão da necessidade de um entendimento:

    Resposta Selecionada: b. 
    Da leitura visual e compreensão de códigos presentes na imagem.

    ⦁ Pergunta 10
    1 em 1 pontos

    Na perspectiva dos estudos centrados na compreensão da obra de arte, como os de Michael Parsons, são estágios para compreender uma obra de arte:

    Resposta Selecionada: c. 
     Preferência, beleza e realismo, expressividade, estilo e forma, autonomia. 


    ResponderExcluir
  2. boa tarde vc teria um exemplo do trabalho em grupo?

    ResponderExcluir
  3. boa tarde vc teria um exemplo do trabalho em grupo?

    ResponderExcluir
  4. boa tarde vc teria um exemplo do trabalho em grupo?

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. estudo disciplinares



















    estudo disciplinares V da unip em gestao publica

    v



    ResponderExcluir