1
- As teorias do desenvolvimento estéticos são formas de compreender como se
constrói o conhecimento por meio da leitura de imagem elaboradas entre
outros, por:
|
||
|
·
Pergunta 2
1 em 1 pontos
![]() |
Na
perspectiva dos estudos centrados na compreensão da obra de arte, como os de
Michael Parsons, são estágios para compreender uma obra de arte:
|
||||
|
·
Pergunta 3
1 em 1 pontos
![]() |
É
a sequência dos níveis de desenvolvimento estético formulada a partir da
pesquisa de Abigail Housen:
|
||||
|
·
Pergunta 4
1 em 1 pontos
![]() |
Escolha
a alternativa que preenche as lacunas do texto:
A
escrita da arte
Conforme
Buoro (1996), a arte reapresenta o mundo, o indivíduo e as práticas sociais,
segundo uma forma particular e __________. Ao reapresentar as ideias, o
indivíduo o faz por meio de ______________ muito pessoal e que caracteriza as
diferentes __________________: ora nos valemos dos símbolos linguísticos, ora
dos códigos corporais, ora dos musicais ou plásticos. Esse procedimento não é
apenas apresentar ou comunicar ideias e sentimentos, mas expressá-los aliando
o real e o imaginário, _______________, perpassados pelo que de mais refinado
habita em nós: nossa capacidade de criar e sonhar e, com isso, elaborar
conhecimentos que nos humanizam.
|
||||
|
·
Pergunta 5
1 em 1 pontos
![]() |
“Os
estudos partem do postulado que o desenvolvimento em determinado domínio se
faz em direção a uma maior complexidade do pensamento configurando estágios
desse desenvolvimento. Dessa forma, as habilidades para a compreensão
estética crescem cumulativamente à medida que o leitor vai evoluindo ao longo
dos estágios: narrativo, construtivo, classificativo, interpretativo e
recriativo”. Esse fragmento de texto se refere à teoria de desenvolvimento
estético de:
|
||||
|
·
Pergunta 6
1 em 1 pontos
![]() |
O
termo leitura de imagem começou a ser discutido no campo educacional no final
dos anos 1970, devido à disseminação de aparelhos audiovisuais e pelo
surgimento de teorias sobre:
|
||||
|
·
Pergunta 7
1 em 1 pontos
![]() |
Escolha
a alternativa que preenche as lacunas do texto:
“Ver
é também um exercício ____________ , perceptiva em que os elementos
selecionados e o percurso visual podem ser educados por ações planejadas para
esse fim. A educação de _________ é fundamental, porque o olhar seleciona,
associa, organiza, analisa, constrói, desconstrói e saboreia as imagens tanto
as da arte quanto as do cotidiano, edificando o que chamamos de conhecimento
visual. Ao educarmos as crianças para lerem as imagens produzidas por
artistas, estamos preparando para ler ______________ que cercam em seu meio
ambiente. Dessa forma, o que estamos pretendendo é uma educação __________,
isto é, ensinar a ver, uma vez que o conhecimento da arte não se dá de forma
espontânea, e sim ______________ e, no caso em pauta, essa mediação se dá
pela ação do professor e pelas interações que ocorrem na sala de aula e fora
dela.”
|
||||
|
·
Pergunta 8
1 em 1 pontos
![]() |
“No
quarto estágio, o do julgamento, emitimos um juízo de valor a respeito da
qualidade de uma imagem, decidindo se ela merece ou não atenção. Nesta etapa,
as opiniões são muito divergentes, pois algumas obras têm um significado
especial para algumas pessoas e nenhum valor para outras” e o teórico sugere
ainda que “as leituras sejam comparativas entre duas ou mais obras, a fim de
que se evidenciem as semelhanças e diferenças, possibilitando analogias e
aprendizagens mais enriquecedoras”. Os fragmentos referem-se à teoria de
desenvolvimento estético de:
|
||||
|
·
Pergunta 9
1 em 1 pontos
![]() |
Se
decodificar um texto é entrar em sua trama, na sua textura, no seu tecido,
ler um texto pictórico é adentrar em suas formas, linhas, cores, volumes e
particularidades, na tentativa de desvelar um código milenar que muitas vezes
não está explícito, é desconhecido e, por vezes, assusta-nos. Por ser um
sistema simbólico, de representação, a subjetividade contida na arte
proporciona uma infinidade de:
|
||||
|
·
Pergunta 10
1 em 1 pontos
![]() |
Na
leitura de obras de arte que utiliza o método de Edmund Feldman, as etapas são:
|
||||
|
⦁ Pergunta 1
ResponderExcluir1 em 1 pontos
Neste estágio a grande questão é: Como isso é feito? Por isso, a partir deste estágio, “inicia-se um interesse pelas propriedades formais da obra, considerada agora como objeto de arte”. A afirmação refere-se ao estágio e à teoria de:
Resposta Selecionada: e.
Segundo estágio – Abigail Housen.
⦁ Pergunta 2
1 em 1 pontos
Na leitura de obras de arte que utiliza o método de Edmund Feldman, as etapas são:
Resposta Selecionada: a.
Descrição, análise, interpretação e julgamento.
⦁ Pergunta 3
1 em 1 pontos
Escolha a alternativa que preenche as lacunas do texto:
A escrita da arte
Conforme Buoro (1996), a arte reapresenta o mundo, o indivíduo e as práticas sociais, segundo uma forma particular e __________. Ao reapresentar as ideias, o indivíduo o faz por meio de ______________ muito pessoal e que caracteriza as diferentes __________________: ora nos valemos dos símbolos linguísticos, ora dos códigos corporais, ora dos musicais ou plásticos. Esse procedimento não é apenas apresentar ou comunicar ideias e sentimentos, mas expressá-los aliando o real e o imaginário, _______________, perpassados pelo que de mais refinado habita em nós: nossa capacidade de criar e sonhar e, com isso, elaborar conhecimentos que nos humanizam.
Resposta Selecionada: b.
Subjetiva – simbologia – linguagens artísticas – razão e a emoção.
⦁ Pergunta 4
1 em 1 pontos
É a sequência dos níveis de desenvolvimento estético formulada a partir da pesquisa de Abigail Housen:
Resposta Selecionada: e.
Narrativo, construtivo, classificatório, interpretativo e recriativo.
⦁ Pergunta 5
1 em 1 pontos
O termo leitura de imagem começou a ser discutido no campo educacional no final dos anos 1970, devido à disseminação de aparelhos audiovisuais e pelo surgimento de teorias sobre:
Resposta Selecionada: a.
Percepção e psicologia da forma – Gestalt e da semiótica.
⦁ Pergunta 6
1 em 1 pontos
“No quarto estágio, o do julgamento, emitimos um juízo de valor a respeito da qualidade de uma imagem, decidindo se ela merece ou não atenção. Nesta etapa, as opiniões são muito divergentes, pois algumas obras têm um significado especial para algumas pessoas e nenhum valor para outras” e o teórico sugere ainda que “as leituras sejam comparativas entre duas ou mais obras, a fim de que se evidenciem as semelhanças e diferenças, possibilitando analogias e aprendizagens mais enriquecedoras”. Os fragmentos referem-se à teoria de desenvolvimento estético de:
Resposta Selecionada: c.
Edmund Feldman.
⦁ Pergunta 7
1 em 1 pontos
As teorias do desenvolvimento estéticos são formas de compreender como se constrói o conhecimento por meio da leitura de imagem elaboradas entre outros, por:
Resposta Selecionada: a.
Robert Ott, Michael Parsons e Abigail Housen.
⦁ Pergunta 8
1 em 1 pontos
De acordo com a teoria de Michael Parsons, no terceiro estágio do nível de desenvolvimento estético, o que predomina para o leitor na leitura da imagem é:
Resposta Selecionada: b.
A expressão, que é a essência estética nas obras.
⦁ Pergunta 9
1 em 1 pontos
Os termos alfabetização visual e/ou gramática visual surgiram em razão da necessidade de um entendimento:
Resposta Selecionada: b.
Da leitura visual e compreensão de códigos presentes na imagem.
⦁ Pergunta 10
1 em 1 pontos
Na perspectiva dos estudos centrados na compreensão da obra de arte, como os de Michael Parsons, são estágios para compreender uma obra de arte:
Resposta Selecionada: c.
Preferência, beleza e realismo, expressividade, estilo e forma, autonomia.
boa tarde vc teria um exemplo do trabalho em grupo?
ResponderExcluirboa tarde vc teria um exemplo do trabalho em grupo?
ResponderExcluirboa tarde vc teria um exemplo do trabalho em grupo?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObrigada pela grande ajuda.
ResponderExcluirestudo disciplinares
ResponderExcluirestudo disciplinares V da unip em gestao publica
v