sexta-feira, 12 de maio de 2017

MUSEUS VIRTUAIS

  • Pergunta 1

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    A atuação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), instituição criada em 1937, representou um marco na institucionalização política do patrimônio cultural brasileiro.

    I- O SPHAN implantou uma política de criação de museus nacionais, os quais podemos citar: o Museu Nacional de Belas Artes, em 1937, no Rio de Janeiro; o Museu da Inconfidência, em 1938, na cidade mineira de Ouro Preto, e o Museu das Missões, em 1940, no Rio Grande do Sul.
    II- A atuação do SPHAN foi mais consistente no tombamento dos bens edificados do que na política de museus propriamente dita, porém as iniciativas no campo da museologia foram fundamentais no impedimento de evasão de acervos.
    III- Os anos 1970 foram marcados por críticas em relação à atuação elitista e de caráter demasiado técnico da SPHAN.

    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    As alternativas I, II e III estão corretas.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: as afirmações sobre o Serviço do Patrimônio Histórico Nacional (SPHAN) estão corretas, ele foi um marco para a institucionalização política do patrimônio cultural brasileiro, mas setores de movimentos internacionais começaram a formular críticas por considerarem a instituição alheia às inovações de políticas culturais, como as diretrizes de preservação dos bens culturais definidas pela Unesco.

  • Pergunta 2

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    A memória nacional do século XIX foi o ponto de partida para que o cenário mundial inaugurasse um novo conceito de museu no início do século seguinte. Várias disciplinas foram objetos de exposições, como a biologia, a antropologia, a história da arte, entre outras, assim como temas diversos foram sendo explorados, como a evolução, o homem, a estética etc.
    Várias transformações ocorreram até que se chegasse à concepção atual de museu, qual foi maior delas?
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
    A relação dos museus com o público sofrida em decorrência da inserção dos museus nos circuitos da internet.
    Respostas:
    a. 
    b.
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: D
    Comentário: a digitalização do acervo dos museus foi a maior transformação ocorrida para que se chegasse à concepção atual de museu, mas é apenas um dos propósitos do plano museológico virtual, que prevê, entre seus objetivos, a disseminação da informação e da comunicação da memória sem fronteiras físicas.
  • Pergunta 3

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Nessa categoria de museu podemos incluir aquele que se volta para si mesmo, girando em torno de sua própria coleção e espaço. Apesar dessa característica essencial, essa arquitetura se abre para o exterior na busca da luz natural e de seu entorno peculiar, dessa forma é a obra que se adapta à complexidade interior do espaço e às características singulares do museu.
    A qual tipo de museu o texto se refere?
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
     O museu introspectivo.

    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: o texto se refere ao museu introspectivo, que se volta para si mesmo e um resultado formal ao qual conduz a posição do realismo. Entendese que a essência real do museu consiste em reconhecer as peças da própria coleção, conferindolhes espaços à sua medida, conforme as suas características, como uma luva ou uma capa, ao mesmo tempo em que se aceita e reconhece o ambiente circundante (MONTANER, 2003, p. 76).
  • Pergunta 4

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    O espírito científico e humanista que emergiu após o Renascimento trouxe a especialização das coleções que passaram a ser organizadas a partir de critérios atribuídos aos progressos científicos surgidos nos séculos XVI e XVII. Descobertas arqueológicas e vestígios da Grécia e da Roma Antiga foram sendo valorizados e tal interesse gerou o costume de colecioná-los, de publicar catálogos, isso ocasionou o surgimento do:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
     Museu, tal como atualmente são concebidos, passando então a guardar as coleções.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d.
    e.
    Feedback da resposta:
    Alternativa: A
    Comentário: com o Renascimento e as descobertas arqueológicas, as famílias ricas começaram a celebrar a arte antiga e colecioná-las, isso gerou o surgimento de um novo mercado, o antiquário e de um novo espaço: o museu, tal como atualmente são concebidos, passando então a guardar as coleções.
  • Pergunta 5

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    O foco dessa categoria de museu está na mimetização (que vem da palavra grega mimesis), da materialidade do ambiente por meio da arquitetura ou de um suporte midiático, como as obras audiovisuais, a vídeoarte, a arteeletrônica e o museu virtual.
    A qual tipo de museu o texto se refere?
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
     O museu desmaterializado.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: A
    Comentário: o museu desmaterializado tem como objetivo a dissolução do espaço, seja desmaterializando-se o contentor e realizando uma museógrafa que prescinda dos originais e se fundamente em diagramas e projeções, transparência e translucidez, réplicas ou reproduções, seja recusando-se a colecionar objetos, mas apenas obras de arte audiovisuais ou que escapem a qualquer suporte tradicional, ou ainda criando um museu virtual como base de dados (MONTANER, 2003, p. 130).

  • Pergunta 6

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Os museus ___________________ reuniam acervos angariados por expedições científicas patrocinadas pelas nações colonizadoras europeias e tinham como principal objetivo estudar os recursos naturais e a cultura dos territórios colonizados, formando coleções de diversos campos, como de botânica, mineralogia, zoologia, arqueologia e etnografia.
    Qual alternativa completa a lacuna acima?
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
    De Belas Artes.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: C
    Comentário: os Museus de Belas Artes reuniam as obras coletadas nas expedições científicas para estudo dos territórios colonizados e formação de coleções em diversos campos.

  • Pergunta 7

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Os objetos portadores de significado dão suporte à memória coletiva e são fonte da história dos homens e da terra. Expressões do conhecimento e do poder querem um espaço especial para a sua guarda: o museu (OLIVEIRA, 2008, p. 141).

    Sobre a evolução da história dos museus é correto afirmar:
    I- Os museus sempre foram destinados a todo tipo de público.
    II- Somente em 1753, com a fundação do Museu Britânico, e, em 1780, da Galeria Uffizi em Florença, o acesso ao público foi permitido, passando então ao objetivo além da conservação de obras: a abertura das coleções ao público.
    III- Entre 1791 e 1793, foram criados muitos museus na Franca, entre eles, o Louvre, que, assim como o de Versalhes, havia sido castelo durante a monarquia francesa.

    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
    As alternativas II e III estão corretas.

    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: no início, os museus não eram destinados ao público leigo, eram exclusivos aos proprietários dos objetos e a seus convidados. Somente em 1753, com a fundação do Museu Britânico, e, em 1780, da Galeria Uffizi em Florença, o acesso ao público foi permitido, passando então ao objetivo além da conservação de obras: a abertura das coleções ao público.
  • Pergunta 8

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Para compreendermos a instituição “museu”, devemos compreender o espaço físico como sistema de representação. A representação do espaço e de seus elementos foi uma das mais importantes buscas do homem desde a Antiguidade até os dias atuais, momento em que a representação espacial é mimetizada pelos meios digitais.

    I- A concepção de espaço sofreu inúmeras modificações ao longo de nossa historia. Essas mudanças ocorreram todas as vezes que surgiu a necessidade do homem de representar o espaço que ocupam nossos corpos e mentes, manifestandose de forma artística, científica e espiritual (e, atualmente, virtual).
    II- Estudiosos renascentistas, ao utilizar conceitos matemáticos, fundamentaram a noção de infinito segundo os quais as retas paralelas se encontravam em um ponto no infinito.
    III- Entender a história das concepções ocidentais do espaço não nos faz compreender a concepção cambiante da natureza humana e nem como essas mudanças afetam nossa compreensão de quem somos.

    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
     As alternativas I e II estão corretas.

    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: entender a história das concepções ocidentais do espaço nos faz compreender a concepção cambiante da natureza humana e como essas mudanças afetam nossa compreensão de quem somos.
  • Pergunta 9

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Para melhor estudo e descrição didática da computação gráfica, que hoje está presente em quase todas as áreas, inclusive diagramação de sites, é importante ressaltar que ela engloba, atualmente, pelo menos três subáreas.
    Uma delas leva em consideração as imagens digitais, fazendo sua análise para obter características desejadas, como a especificação dos componentes de uma imagem a partir de sua representação visual.
    De qual dessas subáreas o trecho se refere?
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
     A análise de imagens.

    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: a análise de imagens leva em consideração as imagens digitais, fazendo sua análise para obter características desejadas, como a especificação dos componentes de uma imagem a partir de sua representação visual.

  • Pergunta 10

    0,5 em 0,5 pontos
    Correta
    Sob a perspectiva tipológica, os museus contemporâneos baseiamse em duas posições diversas, o museu como organismo ___________________, de forma orgânica, monumental, específica e irrepetível, e o museu de forma _______________________, neutra, aperfeiçoável e repetível.
    Qual alternativa completa corretamente as lacunas acima?
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
     Extraordinário e Polifuncional.

    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    Alternativa: E
    Comentário: o museu Extraordinário é de forma orgânica, monumental, específica e irrepetível, e o museu Polifuncional é neutro, aperfeiçoável e repetível

Nenhum comentário:

Postar um comentário