Pergunta 1
Assinale a alternativa correta. Regência no estágio é:Resposta Selecionada: e.
Reger, ministrar, ou seja, apresentar uma aula de acordo com o ano escolar e o conteúdo previsto para o dia.Respostas: a.
Observar uma sala de aula, procurando não interferir nas atividades realizadas pelo docente.b.
Participar de uma aula dada pelo docente titular com base em atividades criadas e organizadas pelo estagiário.c.
Apresentar uma aula procurando interferir ao máximo no trabalho pedagógico realizado pelo professor titular.d.
Assistir a uma aula exclusivamente elaborada e apresentada pelo diretor ou coordenador da escola.e.
Reger, ministrar, ou seja, apresentar uma aula de acordo com o ano escolar e o conteúdo previsto para o dia.Feedback da resposta: Alternativa: EFaz parte do estágio a regência, momento mais próximo da realidade docente que o formando tem, ou seja, do fazer pedagógico, uma vez que ele deverá reger, apresentar uma aula previamente elaborada, pensando em um determinado ano e conteúdo escolar.Pergunta 2
Assinale a alternativa correta:Resposta Selecionada: e.
Pode-se considerar o estágio um espaço de aprendizagem e de saberes, partindo de uma perspectiva reflexiva e investigativa.Respostas: a.
Prática reflexiva é assunto de discussões antigas e que não se adéquam à realidade atual da educação.b.
A preocupação com a qualidade no processo de ensino e aprendizagem é apenas em escolas públicas.c.
A prática da reflexão sobre a prática vivida e concebida teoricamente, mesmo que associada a uma postura crítica, não permite a percepção dos problemas que permeiam as atividades e a fragilidade da prática.d.
O estágio é considerado um projeto individual de formação do educador.e.
Pode-se considerar o estágio um espaço de aprendizagem e de saberes, partindo de uma perspectiva reflexiva e investigativa.Feedback da resposta: Alternativa: EMesmo diante de atividades tradicionais de observação, participação e regência, o estágio pode-se constituir em um espaço de aprendizagem e de saberes, desde que estas atividades sejam redimensionadas em uma perspectiva reflexiva e investigativa.Pergunta 3
Assinale a alternativa que não condiz com o papel do professor na atualidade:Resposta Selecionada: d.
Estar completamente desassociado de questões sociais, por elas serem pertinentes apenas a outras realidades profissionais.Respostas: a.
Ser reflexivo sobre sua atuação em sala de aula, sempre com base na causa e na consequência.b.
Refletir sobre si, percebendo-se como ser em formação contínua.c.
Ser significativo e possibilitador de transformações pessoais.d.
Estar completamente desassociado de questões sociais, por elas serem pertinentes apenas a outras realidades profissionais.e.
Estar ciente da importância de sua formação, a fim de alcançar patamares relevantes em prol da Educação, exercendo assim, efetivamente, seu papel social.Feedback da resposta: Alternativa: DÉ a única que não condiz com o papel de professor na atualidade, uma vez que o professor exerce, sim, um papel social de suma relevância para a sociedade. Além de ser uma figura importante para transformações pessoais, age pensando no coletivo, no social.Pergunta 4
Assinale a alternativa verdadeira:Resposta Selecionada: b.
Planejar é uma ação importante que precede a elaboração de documentos pedagógicos, como o projeto de ensino e o plano de aula.Respostas: a.
O termo plano de aula refere-se a um tipo de documento pedagógico, que visa à organização de todos os conteúdos a serem trabalhados, em uma determinada disciplina, durante todo o ano escolar vigente.b.
Planejar é uma ação importante que precede a elaboração de documentos pedagógicos, como o projeto de ensino e o plano de aula.c.
Planejamento de ensino é o nome para a ação que surge depois da elaboração do projeto de ensino.d.
Projeto de ensino e plano de aula são documentos pedagógicos não flexíveis e pouco funcionais.e.
Citar objetivos gerais e específicos em um projeto de ensino é dispensável.Feedback da resposta: Alternativa: BPlanejar é uma ação fundamental que vem antes de elaborar os documentos pedagógicos, ou seja, primeiro deve-se refletir e organizar as ideias, depois registrá-las efetivamente no formato de documentos como projeto de ensino e plano de aula.Pergunta 5
Como verdadeira, tem-se a alternativa:Resposta Selecionada: a.
Analisar o contexto social e histórico, em processo contínuo de transformação, no qual a escola se insere, é premissa para se inteirar da realidade dela, procurando compreender as suas múltiplas verdades ali existentes.Respostas: a.
Analisar o contexto social e histórico, em processo contínuo de transformação, no qual a escola se insere, é premissa para se inteirar da realidade dela, procurando compreender as suas múltiplas verdades ali existentes.b.
A principal proposta do estágio é permitir que o aluno realize praticamente 100% das horas a serem cumpridas no formato de regência.c.
A observação é uma técnica de investigação científica para coleta de dados, de pouca relevância e que se vale de informações não úteis e não essenciais.d.
As observações servem para compreender as práticas institucionais e as ações na escola, fundamentais para a sua formação, porém elas não servem para balizar suas ações como um futuro professor.e.
O processo de observação, definitivamente, não suscita questionamentos sobre a prática pedagógica.Feedback da resposta: Alternativa: AO contexto social e histórico são elementos de grande importância quando se pretende conhecer a fundo a realidade de uma escola e atuar de modo significativo nela.Pergunta 6
Na disciplina Prática de Ensino: Trajetória da Práxis é correto afirmar que o foco está em:Resposta Selecionada: c.
Orientar e acompanhar a realização do estágio, procurando associar teoria e prática, com ênfase na questão prática, uma vez que o aluno já está vivendo a segunda fase das disciplinas sobre prática de ensino.Respostas: a.
Acompanhar o aluno na realização dos estágios, focando unicamente a parte teórica do curso.b.
Sanar dúvidas dos alunos exclusivamente voltadas à prática docente, não importando para tanto questões relacionadas à realidade vivida no estágio.c.
Orientar e acompanhar a realização do estágio, procurando associar teoria e prática, com ênfase na questão prática, uma vez que o aluno já está vivendo a segunda fase das disciplinas sobre prática de ensino.d.
Práxis, ou seja, ação escrita; por isso, a necessidade de elaborar relatórios com base em leituras diversas sobre produção textual.e.
Somente levar o aluno a compreender a sequência de disciplinas que ele já vivenciou e a que falta.Feedback da resposta: Alternativa: CEsta disciplina visa esclarecer e acompanhar dúvidas simultaneamente à realização dos estágios, unindo teoria e prática, porém tendo a prática como foco principal, uma vez que a disciplina está inserida no 2o bloco da prática de ensino, ou seja, o bloco que enfatiza a prática.Pergunta 7
Sobre o estágio, é incorreto afirmar que:Resposta Selecionada: a.
A docência não é a base da identidade dos cursos de licenciatura, seja com uma ou mais habilitações.Respostas: a.
A docência não é a base da identidade dos cursos de licenciatura, seja com uma ou mais habilitações.b.
Ele é um importante momento de integração entre teoria e prática.c.
Ele não se resume à aplicação imediata, mecânica e instrumental de técnicas, rituais, princípios e normas aprendidas na teoria.d.
É o ponto de convergência e equilíbrio entre o aluno e o futuro professor.e.
Ele leva à reflexão sobre a formação e a ação do futuro professor, a fim de aprofundar conhecimentos e compreender o seu papel e o da escola na sociedade.Feedback da resposta: Alternativa: AEm um curso de licenciatura, a base é a docência, justamente a licenciatura que caracteriza a habilitação para ser docente. Ex.: alunos de Letras estão habilitados a duas áreas de línguas como português/ inglês ou português/ espanhol de acordo com o curso escolhido pelo aluno.Pergunta 8
Sobre relato de experiência é correto afirmar:Resposta Selecionada: d.
Refere-se a um gênero textual em que se procura registrar as impressões resultantes de ações práticas, após experiências vividas recentemente.Respostas: a.
Trata-se de uma investigação baseada apenas em teorias.b.
Trata-se de um gênero textual que deve apresentar uma linguagem prolixa.c.
É um documento escrito em que se registram dados estatísticos a respeito de tarefas realizadas em sala de aula.d.
Refere-se a um gênero textual em que se procura registrar as impressões resultantes de ações práticas, após experiências vividas recentemente.e.
Críticas são dispensáveis, uma vez que o gênero não admite pareceres pessoais.Feedback da resposta: Alternativa: DA base para esse gênero textual é a experiência vivida com base em atividades práticas realizadas recentemente, visando à reflexão e ao registro de impressões, contribuindo para a formação global dos alunos.Pergunta 9
É correto afirmar que em um plano de aula:Resposta Selecionada: b.
Conteúdo é um assunto dentro de um tema.Respostas: a.
Tema é o título de uma obra literária.b.
Conteúdo é um assunto dentro de um tema.c.
Tarefas e atividades não devem ser citadas, pois podem especificar demasiadamente um determinado assunto.d.
Não é possível determinar o ano escolar para aplicação dele.e.
Plano de aula deve apresentar disciplina indefinida.Feedback da resposta: Alternativa: BConteúdo é o que se pretende ensinar dentro de um tema, ou seja, um assunto que será abordado dentro da temática.Pergunta 10
É correto afirmar que, em um projeto de ensino, encontra-se:Resposta Selecionada: c.
Procedimentos avaliativos, que serão utilizados a fim de perceber o nível de aprendizagem dos alunos.Respostas: a.
Quantidade de horas semanal de uma disciplina.b.
Ementa, como último item a fim de resumir a metodologia que será usada durante um trimestre.c.
Procedimentos avaliativos, que serão utilizados a fim de perceber o nível de aprendizagem dos alunos.d.
Anexos (imagens, gráficos etc.), que são itens obrigatórios.e.
Avaliação não deve ser citada em um projeto de ensino a fim de não comprometer a qualidade desse documento.Feedback da resposta: Alternativa: COs procedimentos avaliativos são importantes por indicar ferramentas e critérios de avaliação que serão utilizados, com a finalidade de apontar o nível de aprendizagem dos alunos e, a partir daí, poder traçar caminhos para a melhoria no processo de ensino-aprendizagem.
Aqui você encontra informações sobre cursos gratuitos, materiais de estudo, resolução de provas e exercícios do curso de Artes Visuais da Unip ead.
sábado, 11 de fevereiro de 2017
PRATICA DE ENSINO: TRAJETÓRIA DA PRÁXIS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
ola, gostaria de saber como posso te enviar a prova ava que fiz de metodologia do trabalho unidade 1 e obrigada por compartilhar
ResponderExcluir