Pergunta 1
Com a globalização, diversas empresas começaram a perceber que, mais do que se preocupar com concorrentes locais, elas precisam se preocupar com a entrada de indústrias estrangeiras que, muitas vezes, precisam sair de seu próprio país para conseguir crescer. Sabendo que a essência da formulação de uma estratégia competitiva é relacionar uma empresa ao seu meio ambiente, assinale a alternativa que representa as forças macroambientais que devem ser monitoradas:Resposta Selecionada: a.
Ambiente econômico, demográfico, tecnológico, político-legal, sociocultural e natural.Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: A resposta correta é a alternativa “a”, porque os ambientes macroambientais que efetivamente devem ser monitoradas são: econômico, demográfico, tecnológico, político-legal, sociocultural e ambiente natural. As outras alternativas encontram-se incompletas ou nos apresentam ambientes microambientais tais como: clientes, fornecedores.Pergunta 2
Com a missão estabelecida, a empresa fará uma avaliação global, interna e externa, para entender a situação do mercado no qual ela está inserida e como ela pode atuar. Para isso, uma das ferramentas mais utilizadas é a análise SWOT, em que:Resposta Selecionada: e.
Todas as alternativas estão corretas.Respostas: a.b.c.d.e.
Feedback da resposta: Comentário: A resposta correta é a alternativa “e”, porque, de fato, S significa strenghts ou forças; W significa weaknesses ou fraquezas; O ou opportunities são as oportunidades e, finalmente, o T ou threats são as ameaçasPergunta 3
Existe um tipo de abordagem macroambiental feita pelas empresas que diz respeito ao monitoramento dos mercados através dos padrões de distribuição de renda que dividem os países ou regiões em: renda muito baixa; renda que, em sua maioria, é baixa; rendas bem díspares, ou seja, muito baixas e muito altas; rendas baixa, média e alta; rendas médias, em sua maioria. Essa abordagem faz parte do:Resposta Selecionada: a.
Macroambiente econômico.Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: A alternativa correta é a “a”, porque se refere às principais tendências de renda e padrões de consumo, os quais causam impacto nos negócios, ou seja, trata-se de uma análise macroambiental econômica.Pergunta 4
Kotler e Keller levantaram uma lista de itens importantes que devem ser monitorados, denominada “lista de verificação para análise de forças e fraquezas”. Das alternativas abaixo, identifique qual delas apresenta os itens corretos:Resposta Selecionada: a.
Capacidade de resposta, reputação da empresa, satisfação do ciente, qualidade do produto, eficiência na determinação de preços, cobertura geográfica e estabilidade financeira.Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: A resposta correta é a alternativa “a”, pois capacidade de resposta, reputação da empresa, satisfação do cliente, qualidade do produto, eficiência na determinação de preço, cobertura geográfica e estabilidade financeira são, de fato, fatores de análise para que possamos estabelecer as forças e fraquezas da empresa, ou seja, são análises do ambiente interno.Pergunta 5
Leia as afirmações a seguir, a respeito da análise SWOT:I. As forças e fraquezas são análises internas da empresa ou do profissional.II. As oportunidades e ameaças são análises externas da empresa e do profissional.III. As oportunidades e fraquezas são análises internas do profissional e da organização.Assinale a alternativa correta:Resposta Selecionada: d.
As afirmações I e II são verdadeiras e a afirmação III é falsa.Respostas: a.b.c.d.
e.Feedback da resposta: Comentário: A resposta correta é a alternativa “d”, porque forças e fraquezas são resultado da análise microambiental ou análise interna da empresa, e oportunidades e ameaças são fruto da análise externa ou macroambiental. A alternativa III está incorreta porque apresenta oportunidades e ameaças como análise interna, o que não condiz com a realidade.Pergunta 6
Na matriz de oportunidades, o quadrante 3 refere-se a:I. Melhores oportunidades de mercado, pois existe atratividade com alta probabilidade de sucesso.II. Atratividade por parte do mercado, mas pequenas chances de sucesso, ou seja, o processo precisa ser monitorado.III. Baixa probabilidade de sucesso e atratividade.Dos itens acima, quais são verdadeiros?Resposta Selecionada: d.
Nenhum dos itens é verdadeiro.Respostas: a.b.c.d.
e.Feedback da resposta: Comentário: A afirmativa correta é a “d”. No quadrante 3, a probabilidade de sucesso é alta, mas a atratividade é baixa, o que pode ser ocasionado pelo desinteresse do consumidor por aquele determinado produto ou serviço no momento em questão, ou seja, nenhuma das afirmações apresentadas é verdadeira.Pergunta 7
No microambiente ou ambiente interno, as forças são monitoradas; por exemplo: os clientes, fornecedores, concorrentes, distribuidores. Ao analisar os clientes, é correto afirmar que o comportamento de compra pode ser influenciado por:Resposta Selecionada: b.
Fatores sociais, culturais, pessoais e psicológicos.Respostas: a.b.
c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: A alternativa correta é a “b”, pois o que, de fato, vai influenciar os clientes são os fatores sociais, culturais, pessoais e psicológicos. Fatores econômicos e demográficos fazem parte do macroambiente das organizações.Pergunta 8
Para Philip Kotler, as ameaças devem ser analisadas segundo sua gravidade e probabilidade de ocorrência. Sendo assim, pode-se afirmar que, na matriz de ameaças, o quadrante I diz respeito a:I. Ameaças que podem prejudicar, e muito, a empresa, principalmente porque têm uma probabilidade de ocorrência grande, sendo necessário preparar planos e desenvolver estratégias para minimizá-las ou anulá-las.II. Ameaças que prejudicariam a empresa, mas cuja probabilidade de ocorrência não é grande. É necessário um monitoramento constante a fim de evitar qualquer mudança brusca no mercado que faça a probabilidade de ocorrência aumentar.III. Ameaças de baixa gravidade, porém com uma alta probabilidade de ocorrência. O melhor procedimento, neste caso, é antecipar os problemas, mesmo que suas consequências não sejam tão danosas.Assinale a alternativa correta:Resposta Selecionada: a.
Somente o item I é verdadeiro.Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: A afirmativa correta é a “a”. A respeito dos quadrantes de ameaça, temos, no quadrante I, as ameaças que podem prejudicar muito a empresa por apresentar uma probabilidade de ocorrência grande, sendo necessário preparar planos e estratégias para minimizá-las; ameaças que prejudicariam a empresa, mas cuja probabilidade de ocorrência não é grande, refere-se ao quadrante II, e, finalmente, a afirmativa III corresponde ao quadrante III, com ameaças de baixa gravidade, mas com alta probabilidade de ocorrência.Pergunta 9
Quando há referência a estratégias, é possível utilizar a definição de Ansoff, que traz a seguinte informação: “Estratégia é um conjunto de regras de tomada de decisão que orientam o comportamento de uma organização, ou seja, as direções gerais nas quais a posição da empresa crescerá e se desenvolverá”. Como se sabe, toda estratégia deve seguir, em certo sentido, uma coerência de atitudes e um sistema predefinido de ações, que podem ser considerados “a organização da estrutura empresarial”, para obter a vantagem competitiva. Segundo Kotler, assinale a alternativa que representa uma estruturação de estratégia correta:Resposta Selecionada: a.
Missão, objetivos, análises, escolha estratégica, implementação e vantagem competitiva.Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: Comentário: A resposta correta é a letra “a”, porque é fundamental sabermos qual a missão para, em seguida, estabelecer os objetivos, estruturar as análises, escolher a melhor estratégia e implementar a estratégia escolhida para obter a vantagem competitiva.Pergunta 10
Todas as análises organizacionais são feitas com o intuito de criar uma visualização completa do mercado e da própria organização para que se possam estruturar métodos e estratégias que trarão benefícios a curto, médio e longo prazo. Assim, pode-se afirmar que:Resposta Selecionada: e.
Todas as alternativas apresentadas são verdadeiras.Respostas: a.b.c.d.e.
Feedback da resposta: Comentário: A resposta correta é a alternativa “e”, porque todas as alternativas apresentadas nos auxiliam a desenhar o cenário no qual a empresa está inserida
Aqui você encontra informações sobre cursos gratuitos, materiais de estudo, resolução de provas e exercícios do curso de Artes Visuais da Unip ead.
quinta-feira, 3 de novembro de 2016
Marketing Pessoal - II
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito Obrigada!!!!
ResponderExcluirA pergunta 7 está errada
ResponderExcluirqual é a correta vc sabe...obrigada
ExcluirELA ESTÁ CORRETA SIM
ExcluirTODAS CORRETA OBRIGADA
ResponderExcluirEU AGRADECO A QUEM DISPONIBILIZOU O QUESTIONARIO, SO PASSEI PRA AGRADECER E AVISAR Q EU SEGUI O QUESTIONARIO E A MINHA 5 DEU ERRADO, MAS MESMO ASSIM ME SAI BEM...
ResponderExcluirOBG
agradeço a quem disponibilizou o questionário, assim posso estudar a que errei.
ResponderExcluirMUITÍSSIMO OBRIGADO!
ResponderExcluirA 7 ta errada!!!
ResponderExcluirSó tenho a agradecer. Obrigada.
ResponderExcluirAgradecendo a quem respondeu o questionário. Obrigada.
ResponderExcluirMe ajudou muito. Obrigada!
ResponderExcluirObrigadaaaa
ResponderExcluirQuando, no composto mercadológico, estamos falando de produto, ele tem aspectos específicos que estão definidos nas alternativas apresentadas. Assinale a que expressa, corretamente, esses aspectos:
ResponderExcluir