Pergunta 1
Resposta Selecionada: c.
“Las Meninas”, Picasso, 1957.Respostas: a.b.c.
d.e.Feedback da resposta: Alternativa: C
Comentário: a obra refere-se a “Las Meninas”, de Picasso, 1957.
Pergunta 2
A _______________________ foi sustentada pelo filósofo norte-americano George Dickie, na década de 1960. Pregava uma instituição de conjuntos preliminares que conferiria à obra de arte o status de tal, analisada por uma comunidade capacitada do mundo das artes denominada artworld.Sendo assim, qual alternativa completa o texto anterior?Resposta Selecionada: b.
Teoria Institucional.Respostas: a.b.
c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: BComentário: o texto se refere à Teoria Institucional da arte que caracteriza a obra de arte como qualquer manifestação que o artworld tenha assim designado.Pergunta 3
A bela arte é a ferramenta mais eficiente para educar a faculdade da sensibilidade, capaz de unificar a natureza (matéria) e a moral (forma). Nesse contexto e inspirado pela filosofia kantiana, que filósofo expôs suas ideias pela série de 27 cartas enviadas ao seu protetor o conde de Augustenburg, intitulada “Briefeüber die ästhetische Erziehung dês Menschen” (“Cartas sobre a educação estética da humanidade”), em 1795, considerada sua obra fundamental?Resposta Selecionada: e.
Friedrich Schiller (1759-1805).Respostas: a.b.c.d.e.
Feedback da resposta: Alternativa: EComentário: o texto se refere ao poeta, filósofo e historiador alemão Friedrich Schiller (1759-1805), que foi um dos primeiros filósofos a colocar a disciplina estética sistematicamente sob a aura metafísica em que se encontrava antes o conceito do belo – e, em parte, já também o conceito da arte – nos sistemas platônicos, anteriores ao século XVIII (KIRCHORF, 2003a, p. 33).Pergunta 4
A palavra estética vem do grego aisthesis, que significa sentir. Aisthesis é o modo de como nos sentimos em relação ao mundo exterior e, a partir daí, quais as sensações que provêm dessa relação. Para os gregos, a palavra aisthesis queria dizer algo como a “percepção domundo sensível” ou a “sensação” (KIRCHOF, 2003a, p. 27).Sendo assim:I- No caráter científico e teórico, o termo foi contextualizado a partir de estudos sobre embelezamento e do retardamento da velhice humana.II- Podemos descrever o significado de estética, de modo generalizado, como o conhecimento sensorial diante de qualquer experiência externa que altera nossa percepção cognitiva.III- Tanto o senso comum quanto o senso teórico do termo estética têm em comum o problema com o corpo e o belo.Resposta Selecionada: b.
As alternativas II e III estão corretas.Respostas: a.b.
c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: BComentário: teórica e cientificamente, o termo estética foi contextualizado a partir de estudos sobre o belo e a arte e, de modo generalizado, descrito como o conhecimento sensorial diante de qualquer experiência externa que altera nossa percepção cognitiva.Pergunta 5
A teoria formalista (ou teoria da forma) caracteriza uma obra de arte menos por seu aspecto representativo e mais pela sua forma significante.Sendo assim:I- As características da forma significante resulta da “combinação particular de linhas, cores, formas e relações entre elas capazes de despertar nossas emoções estéticas mais profundas” (BUENO, 2007, p. 32).II- O que definiria uma obra de arte se encontra na própria arte, não no sujeito que a aprecia.III- Na teoria da forma significante há ainda uma essência comum, uma emoção particular que evoca de todas as obras de arte: a emoção estética.Resposta Selecionada: e.
As alternativas I e III estão corretas.Respostas: a.b.c.d.e.
Feedback da resposta: Alternativa: EComentário: na teoria formalista, ou teoria da forma, há uma essência comum, uma emoção particular que evoca de todas as obras de arte: a emoção estética; e o que define uma obra de arte não se encontra na própria arte, mas no sujeito que a aprecia. As formas apreciadas resultam da combinação particular de linhas, cores, formas e relações entre elas capazes de despertar nossas emoções estéticas mais profundas que na teoria da forma significante.Pergunta 6
O filósofo grego Platão (427-347 a.C.) se ocupou, entre outros temas, do sentimento estético quando, contemplando padrões de beleza, distinguiu o prazer peculiar do prazer comum, a fim de superar a ilusão da aparência. Advertiu, a partir da epistemologia socrática, sobre os poderes ilusórios da aparência (assim como dos sentidos) para se chegar ao conhecimento da realidade.Sendo assim, é correto afirmar:I- Para Platão, existem formas imperfeitas que levam às ideias perfeitas. Contudo, a partir da percepção humana, essas ideias são imitadas de forma pura já que a percepção é uma forma de conhecimento exclusivamente comandado pela alma.II- Platão chamou essa ideia da aparência falseada em relação às artes sobre a realidade de mímesis, a representação do real pela imitação de um mundo de formas puras.III- Com base no pressuposto de que a alma conhece tudo o que existe, Platão elabora uma metodologia a partir do cálculo e da aritmética em busca de levar o homem à contemplação do ser em si, ou seja, das ideias em termos platônicos.Resposta Selecionada: e.
As alternativas II e III estão corretas.Respostas: a.b.c.d.e.
Feedback da resposta: Alternativa: EComentário: Platão elaborou uma metodologia a partir do cálculo e da aritmética em busca de levar o homem à contemplação do ser em si, pois existem formas puras que levam a ideias perfeitas, assim como os números.Pergunta 7
Qual das teorias sobre a busca da natureza artística é a concepção mais remota que encontramos sobre ela?Resposta Selecionada: c.
Teoria do Representacionalismo.Respostas: a.b.c.
d.e.Feedback da resposta: Alternativa: CComentário: a Teoria do Representacionalismo é a representação mais remota sobre a natureza artística. Seria a imitação da natureza na pintura, assim como da ação humana no drama.Pergunta 8
Quem constituiu a estética como disciplina, sendo o primeiro a cunhá-la no universo investigativo da filosofia em suas obras, fazendo com que ela passasse a ser compreendida como um conjunto de conhecimentos apropriados ao nível da percepção humana, indo além da expressão consciente do homem?Resposta Selecionada: d.
Alexander Gottlieb Baumgarten (1714-1762).Respostas: a.b.c.d.
e.Feedback da resposta: Alternativa: DComentário: Baumgarten reuniu a percepção, a obra de arte e o belo no mesmo âmbito filosófico, compreendendo tais termos como diferentes faces de um elemento que o autor chamou de fenômeno estético.Pergunta 9
Segundo Aristóteles, ________ refere-se à purificação das almas por meio de uma descarga emocional provocada por um drama (FREIRE, 1982, p. 204).Qual alternativa completa o texto anterior?Resposta Selecionada: e.
Catarse.Respostas: a.b.c.d.e.
Feedback da resposta: Alternativa: EComentário: o texto se refere à catarse (do grego kátharsis, em português “purificação”).Pergunta 10
______________ é uma função cerebral que impõe significado a estímulos sensoriais. Isso significa que perceber por estímulos fisiológicos é obter, interpretar, escolher e organizar as informações alcançadas pelos sentidos.Que alternativa completa o texto anterior?Resposta Selecionada: b.
Percepção.Respostas: a.b.
c.d.e.Feedback da resposta: Alternativa: BComentário: segundo a artista plástica Fayga Ostrower (1920-2001), polonesa radicada no Brasil, a “percepção não envolve apenas um ato fisiológico, mas um processo altamente dinâmico e característico da consciência humana” (OSTROWER, 1998, p. 73).
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domingo, 16 de outubro de 2016
Arte e Estética - Questionário Unidade I
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