quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Modelo de Prova Ciências Sociais Unip



Questões de múltipla escolha

Disciplina: Ciências Sociais

Questão 1: "Devido ao rápido aperfeiçoamento dos instrumentos de produção e ao constante progresso dos meios de comunicação, a burguesia arrasta para a torrente da civilização mesmo as nações mais bárbaras. Os baixos preços de seus produtos são artilharia pesada que destrói todas as muralhas da China e obriga a capitularem os bárbaros mais tenazmente hostis aos estrangeiros. Sob pena de morte, ela obriga todas as nações a adotarem o modo burguês de produção, constrange-as a abraçar o que ele chama civilização, isto é, a se tornarem burguesas. Em uma palavra, cria um mundo à sua imagem e semelhança." (Marx, K. e Engels, F. Manifesto do Partido Comunista. Obras Escolhidas. São Paulo, Alfa-Ômega, 1953. p.25. v.1.) O fenômeno da globalização não é tão recente no mundo capitalista, pois a partir da análise do texto acima, escrito há 160 ano, já fora identificado a gênese desse fenômeno, que caracteriza-se:
A)Pelo fortalecimento dos movimentos sindicais, num grave acirramento do conflito de classes.
B)Pelo aumento da intervenção do Estado na economia e garantia de emprego para todos.
C)Pela política de bem-estar social e fortalecimento do poder dos sindicatos dos trabalhadores.
D)Pela diminuição do comércio internacional e crescimento da autonomia das economias locais.
E)Pela grande expansão das trocas comerciais entre os países.

Questão 2: As transformações econômicas, sociais e políticas no final do século XX, conduziram a um novo regime de acumulação capitalista, denominada acumulação flexível ou toyotismo, que tem as seguintes implicações:
A)Flexibilidade tecnológica e organizacional, níveis relativamente altos de emprego e aumentos salariais.
B)Níveis relativamente altos de emprego, desenvolvimento tecnológico e retrocesso do poder sindical.
C)Níveis relativamente altos de desemprego estrutural, rápida destruição e reconstrução de habilidades e retrocesso do poder sindical.
D)Níveis relativamente altos de desemprego conjuntural, rápida destruição e reconstrução de habilidades e retrocesso do poder sindical.
E)Níveis relativamente altos de desemprego estrutural, rápida destruição e reconstrução de habilidades e retomada do poder sindical.

Questão 3: Em “A ética protestante e o espírito do capitalismo” (1905), Max Weber estabeleceu o papel exercido pela ética protestante na determinação do comportamento característico dos indivíduos na sociedade capitalista. Os valores protestantes como individualismo, disciplina, austeridade, apego ao trabalho arregimentaram adeptos principalmente entre:
A)A nobreza.
B)A burguesia.
C)Os camponeses.
D)Os proletários.
E)Os artesãos.

Questão 4: Leia o texto abaixo:
“A cidade acenava a todos com a possibilidade de maior liberdade, proteção, ocupação e melhores ganhos, embora para muitos tais promessas não chegassem a cumprir-se. No carregado ambiente urbano, a pobreza, o alcoolismo, os nascimentos ilegítimos, a violência e a promiscuidade tornavam-se notáveis e atingiam os membros mais frágeis do novo sistema, particularmente os que ficavam fora da cobertura das leis e instituições sociais. A aglomeração, conjugada a outros fatores como as condições sanitárias, tinha outras consequências deletérias sobre a população urbana, especialmente sobre os mais miseráveis. A fome, a falta de esgotos e de água corrente nas casas, o lixo acumulado e as precárias regras de higiene contribuíam para a proliferação de doenças e a intensificação de epidemias que elevavam as taxas de mortalidade da população em geral, e dos pobres, das crianças e parturientes em particular.”(Quintaneiro, T. et al. Um toque de clássicos
. Belo Horizonte: UFMG, 2002 p. 10).

A descrição acima diz respeito ao cenário da Revolução Industrial inglesa do século XVIII. Ao relacionar a descrição acima com a miserabilidade presente nas áreas urbanas na atualidade, é possível concluir:
A)Trata-se de um processo superado pela história, pois, na atualidade, as políticas públicas conseguiram extirpar a miserabilidade das áreas urbanas.
B)Trata-se de um fenômeno típico do mundo capitalista, pois as áreas urbanas ainda apresentam alto grau de miserabilidade entre seus cidadãos.
C)Trata-se de um fato específico da Inglaterra no século XVIII, pois a formação da classe trabalhadora e as políticas públicas de urbanização possibilitaram a superação da situação de pobreza extrema da população.
D)Trata-se de um fenômeno típico das cidades portuárias, que recebem muitos estrangeiros, comprometendo as condições sanitárias e consequentemente a saúde da população.
E)Trata-se de um fenômeno  contemporâneo associado ao aumento do desemprego urbano e rural.

Questão 5: Nas últimas décadas, chamam atenção os movimentos de interesses específicos de um grupo social, como as mulheres, os negros e os homossexuais. Outros grupos lutam por interesses difusos como os movimentos ecológicos e pacifistas.
Assinale a alternativa que expresse a Tendência de organização desses movimentos:
A)Estruturas descentralizadas, não hierárquicas, distanciamento de partidos políticos e ação dirigida à opinião pública.
B)Estruturas hierárquicas, centralização das decisões e ação dirigida contra o Estado.
C)Estruturas descentralizadas, utilização das novas tecnologias e ação dirigida contra as autoridades públicas.
D)Utilização de novas tecnologias, estruturas burocratizadas e ação dirigida contra a  burguesia industrial.
E)Estruturas burocratizadas, atuação dentro da estrutura partidária e ação dirigida à opinião pública.

Questão 6: Atualmente, um dos problemas que mais preocupam a sociedade brasileira é a elevação dos índices das diversas formas de violência, encontradas, principalmente, nos grandes centros urbanos. Sobre a questão da violência na sociedade brasileira, é correto afirmar:
A)As diversas formas de violência constituem fenômeno contemporâneo, não sendo encontradas em fases anteriores de nossa sociedade.
B)A existência de posturas marcadas pela prática da violência apareceu somente em decorrência do regime ditatorial que caracterizou o Brasil durante o Estado Novo, de Vargas, entre 1964 e 1985.
C)A prática da violência é pouco encontrada na formação da sociedade brasileira, não possuindo raízes históricas a não ser durante o período da escravidão.
D)As diversas formas atuais de expressão da violência tornaram-se mais intensas em função da elevação do índice de desemprego, da crise econômica e da impunidade, mas podem ser encontradas, com diferente intensidade ao longo de todas as fases da formação da sociedade brasileira, caracterizando uma verdadeira cultura da violência.
E)No Brasil, não há uma cultura da violência, pois nossa formação é marcada pela passividade, na medida em que o brasileiro é um típico homem cordial e conciliador.

Questão 7: No pensamento sociológico de Durkheim, conforme o tipo de divisão de trabalho que predomina na vida coletiva numa determinada época, temos um tipo diferente de cooperação entre os indivíduos. Para ele, a divisão do trabalho era benéfica aos homens e à sociedade, pois gerava:
A)Solidariedade.
B)Competição.
C)Ordem.
D)Conformação.
E)Especialização.

Questão 8: Leia com atenção o seguinte trecho do livro “Lições de sociologia”, de Émile Durkheim. Em seguida, responda a questão:

Uma moral é sempre obra de um grupo e só poderá funcionar se esse grupo a proteger com sua autoridade. Ela é feita de regras que comandam os indivíduos, que os obrigam a agir de uma determinada maneira, que impõem limites a suas inclinações e os impedem de ir mais longe. Ora, só há uma força moral, e por conseguinte comum, que é superior ao indivíduo e pode legitimamente constituir sua lei, é a força coletiva. Na medida em que o indivíduo é abandonado a si mesmo, na medida em que ele está livre de toda coerção social, ele está livre também de toda coerção moral (cf. Durkheim, 2002, p. 9).

O texto acima serve como evocação das discussões presentes nas obras de Émile Durkheim, sobretudo no que diz respeito à dimensão social da vida. Qual das alternativas abaixo é a mais adequada em termos da relação entre os indivíduos e a sociedade em que vivem?
A)Na concepção de Durkheim, a moralidade anula a liberdade individual, tendo em vista que, para ele, viver em sociedade é obrigatoriamente não ser livre.
B)A moralidade é atributo natural e, portanto, nasce com os indivíduos. O que a sociedade faz é simplesmente potencializar algo que já faz parte da natureza biológica humana.
C)Não há contradição entre moralidade e liberdade, tendo em vista que esta passa a ser reivindicada, valorizada e garantida a partir de um determinado momento histórico, em que passa a compor o conjunto de valores socialmente julgados dignos de preservação.
D)O trecho acima se refere às sociedades arcaicas, com grande peso da religião, a ponto de esmagar os indivíduos (e sua liberdade), em benefício de interesses coletivos maiores e mais importantes.
E)Segundo Durkheim, a verdadeira condição humana só florescerá quando não houver moralidade. Na verdade, esta não passa de valores da classe social dominante e, portanto, são usados na exploração dos dominados.

Questão 9: Especialmente nos países subdesenvolvidos, é comum encontrarmos parte significativa da população vivendo de biscates ou de empregos de ocasião. Como explicar essas tendências de aumento do desemprego e de expansão da informalidade?

I - Elas se devem à aplicação de medidas de abertura de mercado.
II - Elas se devem ao processo de privatização, que gera mais desemprego.
III - Essas tendências acontecem devido à inovação tecnológica.
IV - Elas ocorrem devido a mudanças na legislação trabalhista, que passam a permitir o trabalho temporário.

Assinale a alternativa correta:
A)Apenas as I e IV estão corretas.
B)Apenas as II e III estão corretas.
C)Apenas as III e I estão erradas.
D)Apenas as I e II estão corretas.
E)I, II, III e IV estão corretas.

Questão 10: Leia o texto a seguir:
“As grandes transformações sociais não costumam acontecer de maneira súbita, sendo quase imperceptíveis para aqueles que nelas estão imersos. Mesmo os sistemas filosóficos e científicos inovadores entrelaçam-se a tal ponto com os que os antecedem que é difícil pensar em termos de rupturas radicais. Ainda assim, começara a despontar desde a Renascença a consciência de que uma linha distintiva separava os novos tempos do que veio a se chamar Medievo” (Quintaneiro, T. Um toque de clássicos. Belo Horizonte: UFMG, 2002).

No período acima referenciado, emerge um novo pensamento social, que tem por base:
A)Estímulo ao individualismo, rejeição ao pensamento religioso, valorização da razão.
B)Estímulo à atividade agrária, rejeição do pensamento racional e valorização da igreja.
C)Estímulo à vida coletiva, rejeição ao pensamento religioso e valorização das práticas consideradas mágicas.
D)Estímulo  ao individualismo, rejeição ao pensamento racional e valorização da igreja.
E)Estímulo à atividade manufatureira, rejeição ao pensamento científico e valorização do pensamento mágico.

Disciplina: Comunicação e Expressão

Questão 11: Assinale a alternativa que não está de acordo com um artigo de opinião:
A)Ideias consistentes e lógicas.
B)Estrutura de texto bem articulada.
C)Comprovações para as opiniões manifestadas.
D)Competência linguística para lidar com as frases.
E)Trechos coerentes mas não coesos.

Questão 12: Leia com atenção as alternativas a seguir e assinale a incorreta:
A)O gênero editorial é um texto que apresenta a opinião do jornal por meio do qual foi veiculado.
B)A introdução de um editorial não deve ser muito longa, para não dispersar a atenção do leitor.
C)O editorial é um texto opinativo, geralmente sem assinatura.
D)A linguagem coloquial e a ironia não devem ser utilizadas em uma crônica.
E)Crônica é um gênero textual que se refere a aspectos do cotidiano, inseridos em um contexto social.

Questão 13: Leia com atenção o parágrafo argumentativo a seguir:
Cerca de quarenta por cento das vendas realizadas pelas farmácias nas metrópoles brasileiras destinam-se a pessoas que se automedicam. A indústria farmacêutica de menor porte e importância retira oitenta por cento de seu faturamento da venda “livre” de seus produtos - isto é, das vendas realizadas sem receita médica.”
De acordo com o texto:
A)Todas as vendas de remédios nas grandes cidades brasileiras são feitas para pessoas que se automedicam.
B)Menos da metade das vendas nas grandes cidades brasileiras é feita para pessoas que se automedicam.
C)A maior parte das vendas nas grandes cidades brasileiras é feita para pessoas que se automedicam.
D)Não são vendidos remédios para pessoas que se automedicam.
E)A indústria farmacêutica não obtém  lucro com a venda de produtos de venda “livre”.

Questão 14: No enunciado “pessoas que se automedicam”, a palavra que pode ser substituída por:
A)Onde.
B)Aos quais.
C)Cujo.
D)As quais.
E)De que.

Questão 15: “Pode-se viver sem estudos, produtos industrializados, obras de arte e, nos trópicos, até sem roupa. Impossível é prescindir de comida e bebida.
A bailarina e o papa, o Nobel de Química e o encanador, o marajá e o indígena, todos diferem quanto a hábitos e costumes, equipamentos e interesses, mas coincidem num ponto: dependem de sua ração diária.
(Frei Betto, O Estado de S.Paulo - adaptado)

De acordo com o autor do texto, pode-se afirmar que as pessoas:
A)Não conseguem viver sem os produtos industrializados.
B)Consideram o estudo o fator mais importante para a sociedade.
C)Desprezam a arte, independentemente de sua posição social.
D)Têm as mesmas necessidades de alimentação e bebida, apesar de suas diferenças culturais.
E)No mundo de hoje sobram alimentos em todos os países.

Questão 16: “Pode-se viver sem estudos, produtos industrializados, obras de arte e, nos trópicos, até sem roupa. Impossível é prescindir de comida e bebida.
A bailarina e o papa, o Nobel de Química e o encanador, o marajá e o indígena, todos diferem quanto a hábitos e costumes, equipamentos e interesses, mas coincidem num ponto: dependem de sua ração diária.
(Frei Betto, O Estado de S.Paulo - adaptado)

O conectivo mas na frase “mas coincidem num ponto” pode ser substituído por:
A)Dessa forma.
B)Entretanto.
C)Visto que.
D)No qual.
E)Pois.

Questão 17: Leia o texto argumentativo a seguir:

“A leitura é uma atividade que solicita intensa participação do leitor, pois, se o autor apresenta um texto incompleto, é preciso que o leitor o complete por meio de inferências. Nesse processo ressalta-se que a compreensão não requer que os conhecimentos do texto e o do leitor coincidam, no entanto, devem agir dinamicamente.

Os elementos coesivos em negrito podem ser substituídos, sem alterar o sentido do texto, por:
A)Visto que - uma vez que.
B)Porque - porém.
C)Porque - embora.
D)Porque - portanto.
E)Porém - uma vez que.

Questão 18: Leia o texto a seguir:      

“As florestas tropicais estão entre os maiores, mais diversos e complexos biomas do planeta. Novos estudos sugerem que elas sejam potentes reguladores do clima, ao provocarem um fluxo de umidade para o interior dos continentes, fazendo com que essas áreas de floresta não sofram variações externas de temperatura e tenham umidade suficiente para promover a vida”.

(Almanaque Brasil Socioambiental, A.D.Nobre)

Em relação ao texto acima, pode-se afirmar que:
A)O excesso de umidade prejudica as florestas.
B)As florestas tropicais  têm relação com o clima.
C)O texto é um poema, apresentando uma sequência de ações.
D)   



11 comentários: